Festa de premiação da trova comemora 312º aniversário de Pindamonhangaba

Altair Fernandes

Na noite de sábado (1º/7), no Teatro Galpão, aconteceu a solenidade de encerramento e premiação do XXVII Concurso Nacional/Internacional de Trovas e XXIII Juventrova, concurso estudantil da modalidade. Certames póeticos realizados pela seção de Pindamonhangaba da UBT – União Brasileira de Trovadores com apoio da prefeitura (departamentos municipais) e do jornal Tribuna do Norte (Fundação Dr. João Romeiro).
O evento integrou as festividades comemorativas ao aniversário de 312 anos de emancipação político-administrativa a serem completados no dia 10 de julho.
A solenidade de premiação teve início com o presidente da UBT-Pindamonhangaba, José Valdez de Castro Moura procedendo a composição da mesa dos trabalhos, que ficou assim constituída: diretor municipal de Educação e Cultura Alcemir José Ribeiro Palma; presidente da UBT-Nacional Domitilla Borges Beltrame; vice-presidente da UBT- Nacional Arlindo Tadeu Hagen; secretário UBT-Nacional JB Xavier; UBT-Tremembé Luís Antonio Cardoso; UBT-Rio de Janeiro Maria Nascimento Santos Carvalho; representante da escola Ryoiti Yassuda, professora Loris Frasinelli.
A festa da premiação, sob apresentação do presidente da UBT_Pindamonhangaba José Valdez de Castro Moura, teve início com a entrega dos troféus a vencedores, menções honrosas e menções especiais da categoria Nacional, tema ‘Sorrir’.
Na sequência, coube ao trovador vice-presidente da UBT-Nacional, Arlindo Tadeu Hagen, a divertida palestra sobre o tema ”Abecedário da Trova Humorística”.
A premiação seguinte foi aos alunos participantes do 23º Juventrova – concurso estudantil da trova direcionado a estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental das escolas (rede pública e particular). Foram laureados os autores das 30 melhores trovas de um total de 613 participantes, que concorreram com trabalhos sobre o tema “Gratidão”.
A festa de premiação foi concluída com a entrega de troféus aos vencedores, menções honrosas e menções especiais da categoria Regional, que concorreram pelo tema ‘Chorar’.
Encerrando o evento, estiveram com a palavra: presidente da UBT-Nacional Domitilla Beltrame, que em sua fala elogiou o evento da trova de Pindamonhangaba e incentivou alunos e professores a se aplicarem ainda mais na prática do trovismo; o diretor de cultura Alcemir falou da persistência da UBT-Pindamonhangaba e do esforço da administração municipal para que tudo ocorresse da melhor forma possível.
Coube ao presidente da seção local da União Brasileira de Trovadores, fazer o encerramento com breves palavras de homenagem e lembrança dedicadas a trovadora (UBT-Taubaté) que partiu recentemente, Angélica Vilela, agradecimentos aos envolvidos e participantes dos concursos anualmente realizados em Pindamonhangaba.
O destaque na animação da tradicional festa de premiação da trova foi o trio formado pelos músicos Wagner Musak (vocal e violão), Ana Cláudia Ribeiro (vocal) e Rominho Ribeiro (violão).

  • Teatro Galpão ficou lotado na noite dos trovadores
  • Os músicos Wagner Musak (centro) Ana Cláudia e Rominho
  • Presidente da UBT-Nacional liderou a mesa dos trabalhos