Festa de premiação da trova: evento comemora aniversário da cidade

Na noite de sábado (25), no auditório do Colonial Plaza Hotel, aconteceu a solenidade de encerramento e premiação do XXVI Concurso Nacional/Internacional de Trovas e XXII Juventrova, concurso estudantil da modalidade. Realizado pela seção de Pindamonhangaba da UBT – União Brasileira de Trovadores com apoio de departamentos municipais e do jornal Tribuna do Norte, o evento tradicionalmente integra as festividades comemorativas ao aniversário da cidade, que completa 311 anos de emancipação político-administrativa no próximo 10 de julho.
Inicialmente, estudantes classificados no Juventrova e seus familiares foram recebidos para um coquetel de confraternização com trovadores veteranos e demais convidados, animado pela dupla musical André e Andresa.
A solenidade de premiação teve início com o presidente da UBT-Pindamonhangaba, José Valdez de Castro Moura procedendo a composição da mesa dos trabalhos, que ficou assim constituída: secretária municipal de Educação e Cultura; coordenador do Juventrova; presidente da UBT-Nacional Domitilla Borges Beltrame; presidente da UBT- Estadual (São Paulo) Selma Patti Spinelli; presidente da UBT-Santos, Carolina Ramos; vice-presidente da UBT – Belo Horizonte-MG, Arlindo Tadeu Hagen.
Coube à trovadora presidente da UBT-Nacional, Domittila Beltrame, a tradicional palestra que antecede às premiações. Domitilla lembrou trovas relacionadas à família, pais, mães e filhos. Em seguida, teve início a premiação da categoria Nacional, tema ‘Partida’ e categoria Novatos.
Na sequência, pela categoria regional, tema ‘Chegada’, para trovadores de Pinda, municípios do Vale do Paraíba, litoral Norte e região serrana, apenas dois trovadores da cidade estiveram entre os premiados: José Valdez com duas menções honrosas e uma especial, e Vânia Dulce D’Arace com uma Menção especial. O destaque dessa categoria foi a trovadora de Caçapava, Élbea Priscila de Sousa e Silva, que obteve três premiações como vencedora.
Ao todo, receberam troféus e certificados, 15 trovadores pela categoria Nacional/Internacional (este ano teve trovador premiado até do Japão); 15 trovadores da categoria regional e mais três pela categoria Novatos.

Juventrova
O Juventrova premiou os 50 alunos que concorreram com trovas sobre o tema ‘Respeito’. Dezoito escolas e um total de 892 trovas enviadas para participação resultaram na premiação dos 50 melhores trabalhos sobre o tema ‘Respeito’. As escolas participantes receberam troféus alusivos ao concurso e os alunos medalhas e certificados.

Pronunciamentos finais
Encerrando a festa da trova, o presidente da UBT-Pindamonhangaba, José Valdez, fez os agradecimentos aos departamentos municipais envolvidos na realização do evento, jornal Tribuna do Norte, professores, alunos e escolas participantes.
Estiveram com a palavra e parabenizaram o município de Pindamonhangaba pela realização dos concursos, tradicionais no calendário da União Brasileira de Trovadores, a presidente nacional da UBT, Domitila Borges Beltrame; a presidente da UBT-Estadual Selma Patti Spinelli; a presidente da UBT-Santos, Carolina Ramos, e o vice-presidente da UBT – Belo Horizonte, Arlindo Tadeu Hagen. Também se pronunciaram : secretária municipal de Cultura, coordenador do Juventrova e a secretária da UBT-Pindamonhangaba, Helena Groh de Castro Moura.
O destaque dos pronunciamentos foi o apelo das lideranças da União Brasileira de Trovadores presentes, no sentido de que os alunos vencedores do Juventrova sejam estimulados a dar continuidade à prática do trovismo, trabalho que envolverá a seção local da UBT junto aos professores e seus alunos.

Imagens: Portal R3
  • José Valdez e Vânia D’Arace foram os pindamonhangabenses premiados na categoria regional
  • Premiação reuniu os trovadores de todo o Brasil