Feste está de volta!

O mais tradicional festival de teatro da região está de volta a Pindamonhangaba. A 39ª edição do Festival Nacional de Teatro está com inscrições abertas e será realizada de 9 a 19 de novembro.
O evento que era realizado anualmente na cidade, não teve edição no ano passado. O diretor de cultura, Alcemir Palma, explica que graças aos esforços e ao planejamento financeiro do Departamento de Cultura no começo do ano possibilitou a volta do festival. “O Feste é tradicional na região e para a classe teatral. Vamos entrar na 39ª edição. E o grande diferencial deste ano, é que ele foi todo planejado e discutido em parceria com o Conselho Municipal de Cultura”, comenta Alcemir.
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 29 de setembro e podem ser feitas por companhias de todo o País. A divulgação dos selecionados será no dia 10 de outubro. Regulamento e fichas de inscrição já está disponíveis no site oficial www.pindamonhangaba.sp.gov.br.
Neste ano, serão 17 apresentações, sendo seis espetáculos adultos, quatro infantis, quatro de rua e três convidados. Os espetáculos adultos e infantis acontecerão no Espaço Cultural Teatro Galpão. Os espetáculos de rua serão na praça Monsenhor Marcondes, no Bosque da Princesa, no CEU das Artes (Moreira César) e no Parque da Cidade. Todas as apresentações serão gratuitas. Porém para as atrações realizadas no Teatro Galpão, os ingressos deverão ser trocados com antecedência na bilheteria, devido ao número de assentos disponíveis (221).
Logo após cada apresentação haverá um debate entre o grupo, a plateia e debatedor/crítico, que fará as devidas pontuações quanto aos requisitos técnicos de cada montagem e apresentará relatório de cada espetáculo. Serão premiados com troféu, em cada categoria, melhor espetáculo, melhor atriz, melhor ator e haverá ainda, o Prêmio Especial do Júri.
O XXXIX Feste é promovido pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura, com o objetivo de estimular os grupos de teatro em atividade no país, revelar novos talentos e promover o intercâmbio cultural.

  • Ao todo, o festival receberá 17 apresentações nas categorias adulto, infantil e de rua