Festivais agitam Esporte de Pindamonhangaba no fim de semana

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba realizou, no fim de semana, diversos festivais de avaliação, tendo como principal objetivo avaliar o desenvolvimento dos alunos das escolas de esportes.
O festival de capoeira foi realizado no Centro Esportivo “João Pulo”. A celebração do festival de capoeira foi unida ao décimo sétimo batizado de capoeira da Semelp, participaram os alunos do ‘João do Pulo’ e do ‘Zito’, reunindo as turmas da “Escola de Esportes”, pré-equipes (adolescentes) e atletas do treinamento (equipe adulta de competição / titulares e reservas).
Conforme informações da Semelp, o evento contou com a presença de cerca de 200 alunos, da mestre ‘Moranguinho’, grupo “Capoeira Vida”. E também com a presença de vários mestres e grupos de capoeira de toda região. “O evento foi um sucesso! Todos os alunos trocaram suas graduações ou receberam a primeira corda. A presença dos pais e familiares lotou o ginásio e todos adoraram o evento”, comentou a mestre ‘Moranguinho’.
Houve também a apresentação de danças culturais como maculelê e samba de roda – que foi promovida pela equipe de danças-afro.

Natação

Na manhã de domingo (25), nas piscinas do Centro Esportivo “João do Pulo”, foi realizado o “Festival Infantil de Natação” entre os alunos das professoras Adriana, Ana Paula, Cássia, Flávia, Joelma e do professor Robson, e contou com a presença do secretário de Esportes professor Everton Chinaqui.

Taekwondo

Na tarde do sábado (24), foi a vez dos 60 alunos do taekwondo realizarem – a partir das orientações dos professores Gutto, Silvio e Joelma – os aspectos técnicos da modalidade, por meio de apresentações para os familiares e demais presentes ao evento.
“Muito bom podermos juntar com outros alunos e dividirmos experiência com outros professores! Obrigado Ksn Joelma por todo acolhimento! E muito obrigado à Secretaria de Esportes por acreditar em nosso trabalho à frente da equipe de competição”, destaca o professor de taekwondo, Gutto Guarnieri. “A nossa intenção é levantar a bandeira do taekwondo na cidade, e aos poucos vamos construindo isso! Levando nossa cidade à frente!”, conclui Gutto.

Judô

Também no sábado (24), no período da manhã, foi realizado o “Festival de Judô”, com a presença de 130 crianças e adolescentes, sendo responsáveis os professores Celso Manzano e Thaís Borges, e o plano organizacional do evento foi pautado em normas e regras que valorizam todos os participantes, isto é, oferecendo maiores possibilidades e oportunidades de sucesso, evitando assim a rivalidade entre os judocas.

  • 130 crianças e adolescentes participaram do festival de judô