Festival cultural paulista atrai 600 mil visitantes

O Festival da Cultura Tradicional Paulista “Revelando São Paulo” Vale do Paraíba encerrou a edição de 2016 com a casa cheia. Durante os cinco dias de Festival cerca de 600 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, em São José dos Campos, e puderam vivenciar a culinária caipira, caiçara e tropeira, além do artesanato e manifestações culturais de mais de 100 municípios de todo o Estado.
Entre as centenas de manifestações culturais, cerca de 40 violeiros de 16 municípios participaram da festa. Além da troca de experiências, houve um bate-papo sobre a diversidade cultural em torno do instrumento.
Os visitantes também puderam degustar pratos feitos por culinaristas caipiras, caiçaras e piraquaras, que produziram durante todo o evento, doces caseiros, bolinhos caipira, bolos, virados, feijão tropeiro, broas, pamonhas, café caipira, virados, afogados, galinhadas, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõem a Mesa Paulista.
Já para quem adora artesanatos, encontrou uma mostra significativa do que é produzido pelas comunidades tradicionais em todo Estado, produzidos por profissionais dos trançados, bordados, escultores, santeiros, rendeiras e ceramistas.
O Festival é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e transforma o Parque da Cidade de São José dos Campos em uma grande Mostra do Patrimônio Imaterial Paulista.

Imagens: Divulgação
  • O festival da cultura encerrou a edição de 2016 com casa cheia