“Festival de Graffiti” dá cores ao bairro Araretama

Evento contou com a participação de graffiteiros renomados

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

O último domingo (17) amanheceu diferente, no bairro Araretama. Isso porque o bairro sediou o “Festival de Graffiti”, com o projeto “Museu de Arte Urbana Caipira” viabilizado pelo Edital de Linguagens Artísticas do Fundo Municipal de Apoio a Políticas Culturais de Pinda e o ProAC municípios, uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba e o Governo do Estado.
Com músicas sobre a vida na periferia ao fundo, o organizador e graffiteiro, Jorge Voiola, mais conhecido como “Joi”, explica que esta foi a quarta vez que a cidade recebeu o evento de graffiti, porém a primeira vez que foi realizado por meio de editais. A intenção foi reunir grafiteiros conhecidos, como o Vespa que já mostrou sua arte até Europa, num momento de arte e cultura. A intenção que era “criar um museu caipira à céu aberto”, reuniu diversos artistas de diferentes cidades do Estado.
A seleção dos artistas foi feita por meio de portfólios em que apresentaram seus trabalhos, sobretudo foi um momento em que amigos se reencontraram para expor seus pensamentos e aspirações sobre a sociedade. Joi afirma ainda que “embora o bairro seja um espaço carente de cultura, o grafitti é uma possibilidade de mostrar que a arte pode estar presente em todos os lugares como uma expressão viva”.
A paixão pela cultura hip hop é passada de geração em geração dentro do movimento, por isso, o pequeno João Pedro – o “J.P.”, como foi apelidado pelos grafiteiros, já deixava sua marca registrada no evento. Todo o trabalho artístico realizado por diversos artistas pode ser conferido de perto pela população na rua Raimundo de Souza Martins, próximo ao centro comunitário do bairro.
“A passos lentos, o graffiti vem sendo visto com outros olhos. Com as devidas autorizações e com o objetivo de valorizar o patrimônio público, o artista consegue desenvolver seu mural. Essa arte integra pessoas que poderiam estar em risco social, podendo ser uma fonte de renda e ainda valorizando o espaço urbano, esta ação movimentou bastante o bairro neste domingo, trazendo novas oportunidades aos moradores, além de muita cor e alegria”, destaca a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna.

  • Esta foi a quarta vez que a cidade recebeu o evento de graffiti