“Festival de Inverno de Campos do Jordão” passa por ampliação

O ano de 2019 vai marcar o início de uma nova fase do “Festival de Inverno”, com o objetivo central de elevar o impacto positivo sobre a formação de plateia para além da música clássica, turismo e geração de emprego e renda. A programação da edição especial de 50 anos, que acontece de 29 de junho a 28 de julho, terá ícones musicais e artistas populares em shows sinfônicos.
“Um detalhe importante. Esse é o ‘Festival’ com a maior participação de investimento privado em 50 anos. Isso significa que reduzimos o investimento público e aumentamos o investimento privado, proporcionalmente. É o festival com o maior orçamento definido para música, conservatório, estrutura, planejamento, logística e operação”, destacou o governador.
Destaques da programação
Como novidade, o “50º Festival de Inverno de Campos do Jordão” terá dois eixos: Clássico e Popular-Sinfônico. O programa clássico tem a curadoria da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O programa de concertos na linha popular-sinfônico tem a curadoria da Orquestra Jazz Sinfônica, que assim como a Osesp é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Esta linha reúne concertos com renomados artistas da música popular, trilhas de filmes e games, e apresentações didáticas.
A série de concertos gratuitos da Orquestra Jazz Sinfônica une a música orquestral ao repertório popular, em interação com os artistas Mônica Salmaso e Nelson Ayres (29/7, 16h30); Carlinhos Brown (30/6, 11h30); Fafá de Belém (6/7, 16h30); Spok (7/7, 11h); Toquinho (13/7, 16h30); Lenine (20/7, 16h30); e Diogo Nogueira, com a Sinfonietada Jazz (27/7, 16h30).
Entre os artistas convidados, destaque para o barítono Paulo Szot, os pianistas Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Jean-Louis Steuerman, e os regentes Alexander Liebreich, Giancarlo Guerrero e Neil Thomson. Na música sinfônica, participam a Osesp, a Filarmônica de Goiás e a Orquestra Sinfônica do Paraná, entre outras orquestras convidadas.
A Filarmônica de Goiás faz três concertos, sob a regência de Neil Thomson, o primeiro com a participação do clarinetista britânico Michael Collins como solista. Outros destaques são a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob regência de Roberto Minczuk, com o oboísta Arcádio Minczuk como solista; a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência de Stefan Geiger, com a jovem violinista italiana Francesca Dego como solista; a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, sob a regência de Cláudio Cruz, tendo como solista a pianista ucraniana Anna Fedorova; e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência de Victor Hugo Toro, tendo o violoncelista sérvio Viktor Uzur como solista.
A programação completa do “Festival de Inverno” está disponível no site www.festivaldeinverno.sp.gov.br.

  • Comemoração de 50 anos preencherá Campos do Jordão durante um mês