Editorial : ‘Festival de Inverno’ movimenta o turismo

Nos meses de junho e julho, Pindamonhangaba recebe o “2º Festival Gastronômico de Inverno do Piracuama e Ribeirão Grande”. Iniciativa dos empresários destes bairros, o festival tem apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Departamento de Comunicação. O festival também tem o apoio do Comtur – Conselho Municipal de Turismo.

Com a fase final da pandemia e o retorno das atividades de turismo e lazer, chegou-se a um consenso de realizar o festival dentro dos estabelecimentos, aos fins de semana, sendo cada dia centralizado em um deles. Os restaurantes terão, também, um prato principal que será servido especialmente durante o festival.

O lançamento oficial do festival está marcado para o dia 26 de maio, quando será divulgada a programação, que será iniciada em 3 de junho. O encerramento será no dia 31 de julho.

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura pois, segundo o ponto de vista da Secretaria de Cultura e Turismo, retornando agora com os eventos na cidade após o período mais crítico da pandemia, iniciativas como essas, dos empresários, são muito bem-vindas para o fomento do turismo em nossa cidade. Esse formato de festival dá visibilidade aos empreendimentos e opções aos turistas locais e externos, que podem retornar em outras ocasiões a essas regiões, colaborando também para o aquecimento da economia como um todo em Pindamonhangaba.

O inverno normalmente é uma época de grande atividade turística nas cidades serranas como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, mas é preciso voltar os olhos para as belezas da região próxima à serra, em Pindamonhangaba. Nossa área rural tem muito a oferecer em belezas naturais e, em especial os bairros do Ribeirão Grande e Piracuama, em opções em gastronomia e lazer. O Festival certamente será uma ótima oportunidade para os moradores de Pinda explorarem esse lado do município e também uma atração para os visitantes da cidade e região. E, quem sabe, poderão inspirar iniciativas de empresários de outras regiões da cidade.