“Festival de Marchinhas” abre ‘Carnaval Solidário 2019’

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

O “12º Festival de Marchinhas Mirabeau” começa nesta sexta-feira (22). O evento realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, reúne centenas de apaixonados por carnaval, na Praça do Quartel.
Sendo o mais antigo festival do Vale do Paraíba, o evento começou modesto na década de 70, com seus idealizadores Aloísio Soares, Darcy Torres e Paulo Roberto Plácido, na Quadra Coberta. Nem mesmo a pausa de 38 anos em seu acontecimento, foi capaz de apagar da memória dos pindamonhangabenses a existência do evento, que hoje é um dos mais tradicionais da cidade. Foi por isso que desde 2011 ele voltou a ser realizado pela iniciativa de Walter Leme e Marcos Ivan e, a partir de 2012, passou a ser organizado pela Prefeitura.
Desde então, todas as edições têm sido um verdadeiro sucesso, cada vez com mais marchinhas inscritas e mais público participante. Para edição em 2019, o festival contou com inscrições não somente de compositores da cidade, mas também de São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá, Taubaté, Tremembé e São Bernardo do Campo. As obras compostas pelos artistas carnavalescos contam a paixão pela Festa de Momo, mas também falam de críticas sociais – como a corrupção.
De acordo com a Secretaria de Cultura de Pindamonhangaba, dezenas de marchinhas foram inscritas, mas somente 20 foram classificadas para o festival. Haverá duas eliminatórias, a primeira na sexta-feira (22), e a segunda no sábado (23), já no domingo (24) acontecerá a apresentação e premiação das dez melhores marchinhas. Sempre a partir das 20 horas.
“É motivo de orgulho ter um dos festivais mais bem organizados do Vale do Paraíba. O “Festival de Marchinhas de Pindamonhangaba” é o que abre as comemorações de carnaval da cidade. A intenção é sempre levar uma festa bonita, tranquila e com segurança, em que todos podem brincar o carnaval”, comenta o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
A programação completa do “Carnaval Solidário”, bem como as letras das marchinhas, já estão no www.pinda.sp.gov.br.

Coral de idosos
fará abertura

O coral de idosos da Fundação José Carlos da Rocha se apresentará na abertura do “Festival de Marchinhas de Pindamonhangaba”, dia 22 de fevereiro (sexta-feira), às 19h30, na Praça do Quartel. O grupo vem ensaiando com a professora Flávia do Amaral há dois anos e já participou de dezenas de apresentações ao público, mas esta será a primeira vez em um evento de carnaval. “Ainda não fechamos o setlist. Isso será feito poucos instantes antes da apresentação e vamos acertar isso com os próprios vovôs e vovós. Temos pronto, bastante ensaiado, clássicos como ‘Pra você gostar de mim’, ‘Me dá um dinheiro aí’, ‘Cabeleira do Zezé’, ‘Bandeira Branca’, ‘Marcha do remador’, ‘Jardineira’, ‘Cachaça não é água’, dentre outras. Vai ser divertido para todos”.

Premiação

A premiação será a seguinte: 1º lugar – Troféu Alarico Corrêa Leite” e premiação em dinheiro; 2º lugar – Troféu “Zé Sambinha” – José de Assis Alvarenga e premiação em dinheiro; 3º lugar – Troféu “Celso Guimarães” e premiação em dinheiro; 4º lugar – Troféu “Maestro Arthur dos Santos”; Melhor Intérprete 2019 – Troféu Hélio Camargo; Melhor Torcida 2019 – Troféu Franco Neto; Melhor Figurino 2019 -Troféu Cida Novaes.

  • O evento reúne centenas de apaixonados por carnaval na Praça do Quartel, neste fim de semana
  • O coral de idosos da Fundação José Carlos da Rocha vai se apresentar na abertura do festival, na sexta-feira, às 19h30
  • Os vencedores receberão troféus e premiações em dinheiro