Festival gastronômico apresenta prato havaiano à região

O primeiro “Festival Poke Poke” acontece em São José dos Campos até o dia 24 de março

Uma rede de hotéis de São José dos Campos deu a largada, na segunda-feira (11), do “1º Festival Poke Poke”, que vai até o dia 24 de março. O prato havaiano que conquistou o Brasil surgiu nos anos 1960, quando os pescadores do Havaí, na volta de sua jornada, preparavam um prato rústico com peixe cru condimentado e cortado em cubos graúdos, servido em uma tigela com arroz japonês.
Batizado de poke (algo como “cortar em pedaços” no dialeto local) é uma iguaria que fica entre o temaki aberto e o ceviche (só que menos marinado) para comer com hashis (os palitinhos orientais usados como talheres).
A pedida, que é leve, mas alimenta, caiu no gosto dos surfistas.
Os chefs Guilherme Pereira e Hugo Rabelo prepararam um cardápio bem atrativo para o festival, que promete ser um sucesso.
No menu, destaque para o poke salmão, com salmão, arroz japonês, avocado, rabanete, pepino, cebolinha, gergelim preto, maionese de limão siciliano e caviar de pimenta; poke frango, com fango grelhado, bifun,abacaxi, repolho roxo,cenoura, gergelim branco,maionese de páprica defumada, molho tare, amendoim torrado; poke Saint Peter/ tilápia, com Saint Peter, arroz japonês, pepino, manga, chips de banana da terra, cebolinha, nori, caviar de wassabi e maionese de gengibre defumada; e poke vegetariano, com bifun, shitake, moyashi, tomate cereja, repolho roxo, avocado, nori, cenoura, gergelim preto e molho de iogurte.
Como sobremesa, é oferecido o prato “Banana Ohana”. Trata-se de banana empanada recheada com doce de leite, canela e servida com sorvete de creme. Os preços variam de R$ 32 a R$ 39.
O festival acontece nos restaurantes dos hotéis Mercure Colinas e Novotel, em São José dos Campos, diariamente, das 12h às 22h.

  • Batizado de poke (algo como “cortar em pedaços” no dialeto local) é uma iguaria que fica entre o temaki aberto e o ceviche