Festival Junino agrada público com resgate de tradições “da roça”

Fogão à lenha, música “caipira”, comida com fartura, rodas de conversa. A quarta edição do Festival Junino, que aconteceu no último final de semana em Pindamonhangaba, agradou o público promovendo o resgate da “cultura da roça”. O evento foi realizado durante três dias, com shows, manifestações culturais, feira de artesanato e muita gastronomia.
A festa foi voltada para a família e reuniu milhares de visitantes nas três noites e dois dias de evento. Os shows de encerramento de cada dia foram com a Banda 8 Segundos, Banda Arena Country e Banda Rodeio. Entre as manifestações culturais, destaque para a Quadrilha de Bonecões do Vale, de Caçapava, Quadrilha Junina de Santo Antônio do Pinhal, Bonecões do Zé Pereira, de São Bento do Sapucaí, e Quadrilha Junina Capitão Zé e Carunxu di Mío, de Queluz.
Pindamonhangaba participou com as quadrilhas juninas da EE Dr. Alfredo Pujol, do CCI Vila Rica, da AA Ferroviária, além apresentação cultural Ziriguidum.
A missa sertaneja, realizada na manhã de domingo (25), reuniu centenas de fiéis. Realizada pelo Padre Gonçalves, a missa teve acompanhamento da Banda Gold.
Durante o dia, músicos da cidade e da região se apresentaram. Foram eles: a dupla André e Andressa, Banda Sarados, Bruna e Yago, e o cantor César e Banda.
Os artesãos da Arte Encanto, organizado pela parceria entre o Turismo e o Fundo Social de Solidariedade, estiveram presentes também nesta festa, levando o melhor do artesanato produzido pelos artistas de Pindamonhangaba.
Para os comerciantes que participaram da festa, o festival foi uma oportunidade de divulgação. “Como estamos situados na área rural, nem todo mundo conhece nosso trabalho. Hoje estamos apresentando novidades e destaques de nosso cardápio, como a coxinha de tilápia, por exemplo”, contou Netto Graminha, da barraca Graminha.
De acordo com Sérgio Callipo, a comida típica local é o que mais agradou o público, “Quem passa por aqui não fica sem o bolinho caipira e também nosso café feito em fogão à lenha e passado no coador de pano”, destacou ele.
Alegria

Os visitantes ressaltaram que o melhor da festa foi a alegria. “É um ambiente gostoso, aconchegante, com música boa, comida deliciosa e uma oportunidade de reunir a família e curtir um momento especial”, disse a dona de casa Samara Rufino, que esteve na festa no sábado à tarde com o marido, filhos e netos.
Quem se apresentou no festival também saiu satisfeito. Marília Maia, do grupo Ziriguidum comemorou a iniciativa. “É um prazer participar de projetos como este, que resgatam nossa cultura local e oferecem entretenimento com qualidade para toda a população, independente da idade, etc”, enfatizou a cantora.
O Trem do Forró foi uma atração à parte e que conquistou os visitantes. Realizado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, o trem levou oito turmas de passageiros animados, ao som do forró, até a porta da festa.
Dona Marlene Sodário fez o trajeto no trem e adorou. “Esse trem do forró é a melhor coisa que inventaram. A gente já chega na festa animado e com vontade de dançar até acabar a música. Não tem frio que segure!”, garantiu ela.
O Festival Junino é uma realização da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Departamento de Turismo, com apoio de todos os setores da administração municipal. Tem apoio também do Governo do Estado e do Circuito Mantiqueira.

  • O sanfoneiro embalou o percurso do Trem do Forró
  • O grupo Ziriguidum animou quem foi ao festival no sábado
  • No caminho para o festival, os passageiros do trem caíram na dança, com muita animação