Vanguarda Literária : Filosofia e Bioperspectivismo

O mundo moderno exige que pensemos, mais do que nunca, longe da Filosofia verbalística, oca, dos sentidos quiméricos, que mergulhemos dentro de uma ótica lógica racional, levando em consideração as condições individuais, de meio e tempo, as alterações de valores, a melhoria constante do ser humano.
A atitude bioperspectivista conserva o pressuposto de que tudo varia e que o ser humano é intensamente dinâmico. Se filosofar é pensar, que esse pensar esteja diretamente ligado ao propósito positivo de participar da obra criadora que tem por finalidade modificar, melhorar e quiçá , regenerar o “Homo sapiens”. Portanto, nesse proceder, nesse sentido estaremos assumindo uma atitude bio-perspectivista de encarar a espécie humana dentro de postulados éticos e altamente construtivos, uma vez que pontifica no seu horizonte a alteração de valores desse ser “lançado no mundo”, para citar o filósofo existencialista alemão Martin Heidegger, autor da antológica “Ser e Tempo”. É realmente pensar o ser como dinâmico como já referi, pois, séculos antes da nossa era, Heráclito ( filósofo grego da Escola Jônica , que viveu entre 480-540 A.C.) já encarava os fatos dentro do que entendemos como bioperspectividade, ou seja: os fatos acontecidos ante os nossos olhos ,jamais se desvelam como no momento anterior, visto que estão sob a influências de múltiplos fatores mudando pois de natureza e de aspecto. Assim sendo, o existir é um movimento incessante de transformações , um contínuo sendo e não sendo, bem de acordo com o que pensava o grande Myra y Lopez sobre o homem : “ Eu sou eu e minha circunstância!”.
Ao refletirmos dessa maneira, iremos concordar com o raciocínio de Sócrates( outro filósofo grego, nascido em 470 A.C.e falecido em 390 A.C.), que, contrariamente aos filósofos naturalistas anteriores, considerava o próprio homem a intepretação reflexiva do comportamento humano e das regras que o presidem, como objeto específico da Filosofia do homem mutável, imprevisível, inconstante e contraditório como o conhecemos. Portanto, é essencial que, dentro desse ponto de vista de filosofar, tenhamos conosco a consciência de que as coisas tidas e havidas como certas, imutáveis, em função das circunstâncias e dos movimentos( sócio-políticos-culturais) elas adquirem novas nuances, novas perspectivas e possibilidades de ser.