Vanguarda Literária : Filosofia: para onde caminha

Com o fenomenal avanço das Ciências, em especial, a Genética e a Biologia, muito se tem falado sobre o papel da Filosofia. Indaga-se se ela é necessária ou se serve para alguma coisa.
Sempre soubemos que a Filosofia já foi a rainha do saber, perdendo, na idade média, a sua hegemonia para a Teologia, recuperando a sua primazia nos séculos XVI e XVII . Para alguns estudiosos, na primeira metade do século XX houve o reinado das Matemáticas, aqui se destacando a Física e , na segunda metade o império da Biologia. Nos dias atuais, nesse início do século XXI não se coloca em dúvida a relevânciada Genética e das Biotecnologias com impacto na geração de conhecimento. Nunca a Ciência foi tão produtiva em favor do bem-estar do homem! Em contrapartida, não nos esqueçamos que nunca se matou tanto ( foram duas guerras mundiais no século XX com um saldo de milhões de mortes, isso sem se falar em outros conflitos menores e pequenas guerras civis espalhadas em nosso planeta); nunca se na História se testemunhou crises de valores tão profundas e de efeitos catastróficos: o abandono social, o abandono dos princípios da Ética em detrimento da Técnica, do pragmatismo cruel da geração descontrolada de riquezas a qualquer custo; nunca a terra sofreu tanta ameaça provocada pelo homem, colocado em risco a extinção da própria espécie.
Parece que vivemos, por conta dessas crises, tempos aterrorizantes com Ciência sem Filosofia e sem Sabedoria, ou Filosofia sem Ciência e sem Sabedoria. Indaga-se como fica a Filosofia em meio a essa crise Moral e também Ética que atinge a humanidade ou se ela perdeu a relevância. Analisemos um fato curioso: o Prêmio Nobel foi criado por Alfred Nobel em 1901.Não existe, até hoje, Prêmio Nobel de Filosofia, o que estranhamos bastante. Quatro filósofos ganharam Prêmio Nobel em outra áreas como a Literatura: Marx Scheller, Bergson, Russel e Sartre(que declinou do famoso Prêmio em 1964). É Interessante notar que a Física era irmã da Filosofia e a trocou pela Matemática. Na nossa reflexão, interrogamos o que acontece com a Filosofia, se ela é relevante ou não, se tem algo a dizer nos tempos conturbados em que vivemos. Cremos que ela tem algo a dizer, sim! Entretanto faz-se mister que ela entre em sintonia com o tempo, façacompanhia à Técnica, não fique recolhida em si mesma( “ Silêncio Místico”). Tudo indica que, ela ao tentar fundar uma Super- Ciência, o Saber Absoluto , entregando-se aos denominados atos puros do pensamento ,acima da Arte, da Religião e da Ciência ,nada mais faz do que entregar-se ao exercício da arrogância intelectual. Há que se inscrever a Reflexão Filosófica em outro lugar, além da linguagem, da frase, do signo e da hermenêutica. seria importante colocar na sua agenda a incorporação dos resultados da Neurociência. Cremos que é hora daFilosofia ser encarada como o lugar da reflexão e da experiência do pensamento. A Filosofia torna-se relevante sim, à medida em que venha a ser o sítio do questionamento, da crítica conectada co o real, interrogando por mundos possíveis, viáveis, propugnando para vencer, com muita bravura, todos os niilismos, sejam eles morais, e políticos e os relacionados à experiência de ser no mundo.