Vanguarda Literária : Filosofia – Para onde caminha?

Com o fenomenal avanço das Ciências, em especial, a Genética e a Biologia, muito se tem falado sobre o papel da Filosofia. Ela é necessária? Serve para alguma coisa?
Sempre soubemos que a Filosofia já foi a rainha do saber, perdendo, na Idade Média, a sua hegemonia para a Teologia, recuperando a sua primazia nos séculos XVI e XVII. Para alguns estudiosos, na primeira metade do século XX houve o reinado das Matemáticas, aqui destacando a Física, e, na segunda metade , o império da Biologia.Nos dias atuais, nesse início do século XXI não se coloca em dúvida a relevância da Genética, da Imunologia e das Biotecnologias com impacto na geração de conhecimentos.
Nunca a Ciência foi tão produtiva e necessária em favor do bem-estar da humanidade, principalmente nesses tempos em que vivemos a Pandemia da temivel COVID-19 que tem ceifado milhares de vídas. Em contra-partida, não nos esqueçamos que nunca se matou tanto (foram duas guerras mundiais, com saldo de milhões de mortos), nunca na História se testemunhou crises de valores tão profundas e de efeitos catastróficos: o abandono social, o abandono dos pricípios da Ética em detrimento da Técnica, do pragmatismo cruel da geração descontrolada de riquezas a qualquer custo! Nunca o nosso planeta sofreu tanta ameaça causada pelo homem, colocando a sua própria espécie em risco de extinção.
Parece que vivemos, por conta dessas crises, tempos aterradores com Ciência sem Sabedoria nem Filosofia, ou Filosofia sem Ciência e sem Sabedoria. E perguntamos: como fica a Filosofia em meio a essa crise Moral e Ética que atinge a essência do Homem? Perdeu ela a sua relevância?
Analisemos um fato histórico curioso: o Prêmio Nobel foi criado por Alfredo Nobel em 1901, existindo os prêmios de Física, Medicina,Literatura, entre outros. Não existe, até hoje, Prêmio Nobel de Filosofia. Não é estranho? Quatro filósofos ganharam Prêmio Nobel, em outras áreas como Literatura: Marx Scheller,Bergson, Russel e Sarte (que recusou o famoso Prêmio em 1964). Interessante é notar que a Física era irmã da Filosofia e trocou esta pela Matemática. Na nossa reflexão, perguntamos: o que acontece com a Filosofia? É relevante ou não? Tem algo a dizer nos tempos difíceis e conturbados que vivemos?
Tem algo a dizer, sim! Entretando, faz-se mister que ela entre em sintonia com o tempo, faça companhia à Ciência e não fique recolhida a si mesma! Tudo indica que ela, ao tentar fundar uma superciência, entregando-se aos denominados atos puros do pensamento, acima da Arte, da Religião e da Ciência, nada mais faz do que entregar-se ao exercício da arrogância intelectual! Há que se inscrever a Reflexão Filosófica em outro lugar além da linguagem, da frase , do signo e da hermenêutica.. Não seria importante colocar na sua agenda a incorporação dos resultados da Neurociência? A Filosofia torna-se importante à mediada em que venha a ser o sítio do questionamento, da crítica, conectada com o real, interrogando por mundos possíveis, liáveis,lutando para venxer todos os niilismos e nos trazer esperanças de um mundo melhor.