Editorial : Financiamento para segundo semestre

Criado pelo Governo Federal em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC, o FIES (Financiamento Estudantil) tem por finalidade financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação em instituições particulares.

Todos os anos, o programa tem auxiliado milhares de estudantes pelo Brasil, e está com prazo aberto para a renovação do contrato (aditamento) até o dia 31 de outubro de 2017, pelo Sistema Informatizado do FIES (SIS-FIES).

Transferências de curso ou de instituição de ensino, bem como o pedido de dilatação do financiamento devem ser feitos até o dia 30 de setembro. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre.

O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SIS-FIES. Para o caso de alteração nas cláusulas do contrato, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para finalizar a renovação.