“Fios de Solidariedade” produz próteses capilares para pacientes com câncer

Mais de 100 pessoas aprenderam a confeccionar o produto a ser entregue pelo Instituto do Câncer do Estado

Criado há quase dois anos, o “Fios de Solidariedade” é uma parceria entre o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. O projeto confecciona de próteses capilares para serem doadas para pacientes.
A ação leva autoestima às mulheres que perderam suas madeixas durante o tratamento quimioterápico. “É muito mais que só uma questão estética é uma questão de saúde e de bem-estar”, afirma Pietra Bertolazzi, do Fundo Social, que cria as próteses e também qualifica outras pessoas que querem aprender o ofício.
O curso promovido pelo FUSSP tem 15 dias de duração e para participar é preciso ter mais de 16 anos e noções de costura. Todas as mechas doadas são encaminhadas e cadastradas e o doador recebe o número de identificação. Assim, ele pode acompanhar o caminho do seu cabelo até a entrega a um paciente. “Como professora nesta arte de fazer prótese capilar para os pacientes é muito importante porque a gente vê a alegria de cada uma delas”, conta a professora Simone Cristina.
Durante esses quase dois anos, 109 pessoas de quatro municípios foram qualificadas. “De todos os trabalhos que a gente faz aqui, este é o que o que fica muito no coração porque a gente trabalha com o resgate da autoestima dessas mulheres”, disse Flávia Crema, do Fundo Social. “É como se eu tivesse renascido porque o cabelo significa muito para a mulher”, conta a paciente Rosangela Oliveira, que recebeu uma prótese capilar confeccionada pelo projeto.

  • No “Fios de Solidariedade”, doador pode acompanhar confecção e entrega da peruca