“Fiscais do Bem”dão orientações a comerciantes sobre retomada consciente das atividades econômicas

Pindamonhangaba está realizando a retomada consciente das atividades econômicas, de acordo com o Plano São Paulo, durante a quarentena de enfrentamento ao coronavírus. Desde o dia 1º de junho, com um novo decreto, Pinda está com alguns setores da economia reabertos e, para orientar os comerciantes quanto às normas e regras para funcionamento seguro de seus estabelecimentos, foi criada a figura dos “Fiscais do Bem”.
Formado por representantes de diversos setores da Prefeitura, o grupo conta com servidores comissionados e concursados das secretarias de Saúde, Gabinete, Subprefeitura de Moreira César, Ouvidoria, Cultura e Turismo. Os “Fiscais do Bem” estão devidamente uniformizados, percorrendo as ruas da cidade para esta orientação. Inicialmente, a ação foi realizada no centro, no shopping e no distrito de Moreira César.
De acordo com a diretora do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Eliana Wolf, a iniciativa está sendo bem aceita pelos comerciantes. “A criação do ‘Fiscal do Bem’ foi feita na intenção de orientar e ajudar o lojista na compreensão do novo decreto. Iniciamos na quarta-feira (3), com uma receptividade muito boa. As equipes foram bem recebidas pelos comerciantes e auxiliaram nas normas e cumprimento do decreto”, afirmou.
Importante destacar que a fiscalização das normas continua sendo realizada pelas equipes de fiscais sanitários, fiscais de renda e fiscais de postura.

Comerciantes aprovam iniciativa

O comerciante Inácio dos Santos Neto, da loja Neto Jeans, aprovou a iniciativa da Prefeitura em criar os “Fiscais do Bem”.
“Recebi a visita dos Fiscais do Bem, inclusive fui muito bem tratado por eles, orientado sobre algumas coisas que eu tinha que rever aqui, todos muito educados”, disse. “Achei uma excelente iniciativa até para a gente poder consertar o que está errado. Eles vêm, tiram as dúvidas, orientam e, assim, ajudam a gente a reativar nosso comércio e deixar que essa reativação seja feita com saúde tantos dos funcionários quanto da população, como a saúde financeira da própria empresa”, avaliou Neto.
Ele reforça a importância da colaboração da população. “A gente conta com a participação da população, para que entrando no estabelecimento, use álcool em gel, respeite o limite de pessoas que cabe dentro da empresa, use máscara e, aquele que não tem necessidade de sair para a rua, que fique em casa, para que essa pandemia não alcance números maiores e que só diminua”, destacou Neto.

Acip também apoia a iniciativa

Para a Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba, a ação da Prefeitura é excelente: “É um trabalho que vai agregar muito para os comerciantes nessa retomada das atividades. Toda ajuda é bem-vinda para que os estabelecimentos possam trabalhar seguindo todos os protocolos de saúde e higiene, e, assim, poder aquecer a economia da cidade. A Acip parabeniza a todos os colaboradores que estão desenvolvendo essa importante missão. Aproveitamos para ressaltar a importância do uso de máscara e do uso de álcool gel, tanto pelos comerciantes, como pela população”, declarou a presidente da Acip, Ana Cristina Pucci de Souza.

Prevenção

O distanciamento social ainda é a principal recomendação para conter a disseminação do coronavírus.
De acordo com o prefeito Isael Domingues, em primeiro lugar é preciso destacar que “todos nós fizemos um sacrifício muito grande até aqui. Nossa população aderiu ao isolamento, nosso comércio deu sua contribuição, fechando as portas, restringindo seus negócios. E a Prefeitura também se preparou nesta guerra, equipando a saúde. Enfim, hoje estamos mais preparados para enfrentar essa nova fase”, garantiu. “Porém, se por um lado chegou o momento de flexibilizar, por outro, a nossa responsabilidade será muito maior, pois o contato social também será maior. A quarenta foi flexibilizada, mas não acabou. O distanciamento precisa ser respeitado e mais do que nunca nosso índice de isolamento não pode cair, pois podemos perder tudo o que conquistamos até o momento”, avaliou o prefeito.
Por isso, a recomendação da Prefeitura de Pindamonhangaba continua sendo que as pessoas que puderem, fiquem em casa e saiam somente em caso de extrema necessidade. Se sair, tome todas as precauções necessárias: use máscara, leve e utilize o álcool em gel, mantenha o distanciamento e evite aglomerações.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Formado por representantes de diversos setores da Prefeitura, servidores concursados e comissionados, atuam uniformizados e percorrem ruas levando orientações - Créditos da imagem: Divulgação
  • Comerciantes e funcionários recebem orientações dos “Fiscais do Bem” - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação