Editorial : Foco continua sendo a prevenção

Pindamonhangaba continua sem nenhum caso do coronavírus (Covid-19) confirmado, contudo, as autoridades de saúde seguem realizando serviços de monitoramento e ações preventivas, que incluem fechamento de alguns prédios públicos.

Uma das ações dessa quarta-feira (18), foi a determinação do Pronto Socorro Municipal de restringir a circulação de pessoas na unidade. A medida visa a minimizar o risco de contaminação da doença.

A nova determinação prevê um número fixo de acompanhante durante as consultas médicas e o atendimento emergencial, e também determina restrição nas visitas aos pacientes.

É bom reforçar que todas essas medidas são preventivas e, como destacado em uma coletiva de imprensa – transmitida ao vivo pelas redes sociais –, por representantes da secretaria de Saúde, Comunicação e Gabinete do Executivo, por se tratar de uma doença nova, com todas as formas de transmissão ainda e desconhecidas, “às vezes, até as diretrizes de órgãos oficiais podem mudar no dia seguinte”. É preciso ficar atento!

E por falar em oficiais, nós, como veículo de informação, reforçamos a importância de se buscar notícias em fontes seguras e oficiais como o site da prefeitura, do governo do Estado e do Ministério da Saúde.

Embora seja uma pandemia, de uma doença nova e de contágio rápido, a expectativa dos especialistas da área de saúde é que “tudo isso tenha fim e que tudo ficará bem!” Desde que todos, sem exceção, façam o possível por sua proteção e de seu próximo.