Editorial : Foliões conscientes

E nesta sexta-feira (21) começa a maior festa popular do País: o carnaval. De hoje até a próxima terça-feira (25) – ou até a quarta de manhã – a folia está garantida para todas as idades nos blocos de rua, desfiles, shows e matinês.

Para quem prefere sossego, há diversas opções. Desde retiros espirituais a SPA’s e eventos mais alternativos em meio à natureza.

Em Pindamonhangaba haverá shows, blocos de ruas, matinês, o “Rebanhão” e retiro na Fazenda Nova Gokula, entre outros. Também terá: fiscalização na venda de bebida alcoólica para menores; além de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.
A Vigilância Sanitária promoverá ações de conscientização e fiscalização sobre a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, e quem for autuado pode pagar multas que variam de 2.700 a 138 mil reais; podendo até ter seu estabelecimento interditado.

Também é válido reforçar que nesta época de festas, as pessoas costumam ficar menos atentas aos cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e da febre amarela. É de extrema importância que, ao viajar, o munícipe faça uma vistoria em sua casa e quintal, já que o imóvel ficará fechado, podendo abrigar criadouros do mosquito. Também é importante o descarte do lixo em locais adequados, tanto em sua cidade de origem quanto na praia, na serra ou nas rodovias. Por falar em estrada, muita atenção a dobradinha perigosa: “álcool e volante” – que não combinam e trazem consequências pesadas.

É carnaval? É. É tempo de alegria? Sim. Mas também é tempo de responsabilidade. De moderação. De se divertir com segurança. De respeito ao próximo e de exemplos de cidadania. Boa diversão!