Foliões que forem viajar devem ser vacinados contra febre amarela

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba está convocando todos os munícipes a se vacinarem contra a febre amarela antes de viagens do feriado prolongado de carnaval, caso ainda não estejam imunizados.
A vacina está disponível na rotina dos postos da rede pública de saúde e leva dez dias para garantir proteção efetiva. Desta forma, o ideal é que os ‘foliões’ procurem os postos de saúde, especialmente aqueles que pretendem se deslocar para áreas endêmicas, como de matas, ribeirinhas e o litoral norte.
Na impossibilidade de fazer uso da vacina em período inferior a dez dias da viagem, recomenda-se que evite adentrar em áreas de risco e utilizem repelentes e roupas compridas de cor clara.
A vacina é indicada para pessoas a partir de nove meses de idade. Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina os pacientes portadores de HIV positivo ou transplantados. Não há indicação de imunização para gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses de idade e imunodeprimidos como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (por exemplo, lúpus e artrite reumatoide).
De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, a cobertura vacinal contra febre amarela no município é de 50,66%, o que representa 70.202 pessoas imunizadas, faltando ainda 68.365 pessoas a vacinar.
Conforme dados epidemiológicos estaduais, em 2019 – de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro -, foram confirmados 36 casos de febre amarela silvestre em São Paulo, dos quais nove evoluíram para óbitos. Em 2018, foram 502 casos e 175 mortes, já em 2017, foram 74 casos e 38 óbitos. No município o trânsito de pessoas nesta época do ano de festividades carnavalesca é intenso, para tanto se faz necessário ampliarmos a cobertura vacinal e nos tornarmos imunes à Febre Amarela.

  • É fundamental que pessoas que sairão da cidade durante os dias de folia se imunizem contra a febre amarela