Funcionários recebem treinamento para o COI com sistema referência no mundo

As obras do COI – Centro de Operações Integradas – estão em fase final e todos os equipamentos de última geração serão, em breve, instalados no prédio, que fica no bairro São Benedito.
Visando a preparar equipe para trabalhar com essa nova tecnologia, a Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, em fevereiro, uma capacitação por meio da empresa TechnoAware: a Certificação VTrack para Parceiros Tecnológicos.
Na quarta-feira (31), os representantes da empresa, Humberto Paim de Macedo e Antonio José Hinz, fizeram a entrega de certificados aos participantes Jairo Ribeiro Lopes, Paulo Sérgio de Almeida, Bruno Rosas Lacorte Moreira, Rodrigo Lóssio Ferreira e José Sodário Viana. A cerimônia foi realizada no auditório da Prefeitura.
O programa VTrack é utilizado para análise de vídeo e inteligência de ambientes. Permite, por exemplo, a detecção de evento que o olho humano muitas vezes não consegue enxergar devido a rapidez do fato, em tempo real. O sistema dispara um alarme, chamando a atenção do operador do COI para este evento.
O monitoramento do COI será feito pela Guarda Municipal e Departamento de Trânsito, com possibilidade de utilização pela Defesa Civil em caso de evento que requeira o seu acionamento.
O secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana, participou desse primeiro treinamento e está confiante sobre sua eficácia. “O treinamento possibilitou um contato da gente com esse programa e nós pudemos conhecemos as múltiplas possibilidades de seu uso no dia a dia, para a aplicação no monitoramento para detecção de anormalidades dentro de um espaço. Existe a possibilidade de delimitação de altura, largura, área, e cria no sistema um alarme de acordo com as necessidades”, explicou. “Esse sistema é de uma tecnologia avançada, usado para a segurança em várias partes do mundo, como o Vaticano, Nova Iorque, Disney, estádios de futebol, metrôs e rodovias, por exemplo”.
O COI atualmente está em fase final, também chamada de “ajustes finos” para que seja iniciada a instalação dos equipamentos. A previsão do secretário de Proteção e Bem-Estar é que em julho seja iniciada a fase de testes para a certificação do bom funcionamento do sistema.
Inicialmente, Pindamonhangaba contará com 16 câmeras de monitoramento. Atualmente, estão instalados postes e cabeamento. O procedimento padrão de instalação das câmeras é a partir da fase de integração do sistema, quando será iniciada a fase de testes.

  • Entrega de certificados no auditório da Prefeitura