Fundação José Carlos da Rocha leva idosos para piquenique no Bosque da Princesa

A Fundação José Carlos da Rocha, em parceira com o Lar São Vicente de Paulo, promoveu um piquenique com os idosos no Bosque da Princesa, em Pindamonhangaba, no fim de maio.

O objetivo era proporcionar um passeio, tirando os residentes do lar e realizando atividades ao ar livre, ouvindo músicas em roda de violão, alimentando peixes, vendo os pássaros e o rio Paraíba do Sul. No bosque, os idosos caminharam, fizeram exercícios leves, participaram de rodas de conversas, se descontraíram.

A professora Letícia Godinho explicou que muitos se recordaram da época da juventude, quando passeavam no Bosque da Princesa. Em conserva com algumas idosas, Letícia relatou que elas se emocionaram ao falar do passado, recordar fatos da infância com os pais, irmãos, namorados. “Foi uma experiência muito divertida e que despertou sentimentos de alegria nos idosos. Primeiro porque o Bosque da Princesa é lindo, é agradável, é um passeio que anima muito os idosos. Além disso, eles puderam ‘voltar ao passado’ e relembraram o que sentiam na infância e adolescência”.

A professora Flávia do Amaral disse que a iniciativa faz parte das ações de passeio dos idosos, que estavam paralisadas devido à pandemia. “Temos alguns trabalhos que retiram os idosos os lares e proporcionam visitas, passeios ao ar livre, contato com a natureza. Essas atividades estavam suspensas com toda a situação da Covid-19 e, agora, aos poucos, poderemos retomar, sempre com muita cautela e analisando a questão da doença, tudo para proteger e garantir a plena saúde dos idosos”.

  • Divulgação
  • Divulgação