Fundo Social do Estado capacita reeducandas de Tremembé

Oferecer uma nova chance. Essa é a meta da nova ação do Fundo Social de São Paulo com cursos profissionalizantes da Escola de Moda e Beleza destinados às presidiárias de Tremembé. No total, serão 80 alunas frequentando as aulas de beleza e outras 55 de moda. Trinta e cinco delas sairão empregadas.
É muito mais que aprender uma nova profissão. Essas mulheres estão tendo uma oportunidade de escolha. Com o certificado em mãos, elas podem conquistar a autonomia financeira e isso é fundamental para diminuir a reincidência.
“É a primeira vez que o Governo de São Paulo e o Fundo Social implementam cursos dentro de um presídio feminino. Pensamos nisso porque o número de pessoas que voltam para o crime depois de cumprir pena é muito grande”, explica a diretora da Escol a de Beleza, Pietra Bertolazzi.
O Fundo Social disponibilizou, nesta primeira ação, cinco cursos profissionalizantes: manicure, cabeleireira, maquiagem, bordado em pedraria e bordado em linha. “Não tenho dúvida de que eles realmente terão uma influência positiva na vida dessas mulheres. E será um passo importante para essas pessoas saírem do presídio e terem uma vida digna”, comemora a diretora da Escola de Moda, Stella Jacintho.