Fundo Social e Prefeitura atuam junto à comunidade

Iniciativas abrangem diversas áreas e contribuem para melhora da qualidade de vida da população

Quando se fala em Saúde Pública não se trata apenas da medicina curativa – aquela voltada à cura de doenças ou a tratamento de sintomas, por meio de medicamentos, terapias ou até mesmo intervenções cirúrgicas. Ela é necessária, mas não única. Saúde Pública também engloba a medicina preventiva: aquela que envolve cuidados antecipados como a vacinação, a realização de exames periódicos e a prática de atividade física regular.
É por isso que pensar em ações voltadas à prevenção de doenças e à busca de uma melhor qualidade de vida é fundamental quando o assunto é Saúde Pública. E a população de Pindamonhangaba pode contar hoje com uma série de atividades gratuitas, disponíveis tanto para o exercício do corpo quanto da mente.
Essas ações acontecem no Parque da Cidade e também nos centros comunitários; que recebem, semanalmente, uma vasta programação com atividades culturais e esportivas para lazer e integração dos moradores locais.
O “Projeto Reinvente” é apenas um dos braços do Fundo Social e já colhe resultados positivos em menos de seis meses de atuação. Com oficinas socioculturais, a iniciativa reinventa ideias, oferece ocupação, renda, lazer e oportunidade e para os participantes.
“Eu falo desse projeto com muito carinho porque ele é completo. O ‘Reinvente’ engloba as mais diversas áreas e suas demandas existentes no município: culinária, educação, esportes, cultura, lazer e integração, geração de renda e prevenção de doenças”, explica a presidente do Fundo Social, Cláudia Vieira Domingues. “Quando eu olho para o quanto nós avançamos, quantas conquistas nossa cidade já alcançou nesses últimos dois anos eu me sinto muito feliz e grata por saber que o Fundo Social tem sua parcela de contribuição. A reforma do Pronto-Socorro, o atendimento exclusivo para gestantes, reformas e ampliações de unidades de saúde e escolares, a revitalização de praças, a implantação do COI, de internet gratuita, a chegada de novas empresas… Enfim, ações necessárias e de extrema importância para nossa cidade. Mas, o que mais me deixa feliz é saber que acima de tudo, trabalhamos a prevenção, o lazer e a satisfação das pessoas”.

Oficina de pilates também é saúde

Prevenir dores na coluna, tendinites, problemas de postura e lesões musculares são alguns dos benefícios do pilates – oferecido gratuitamente nas oficinas do “Projeto Reinvente”. Com quase um século de vida, somente na última década é que a prática, que ajuda a manter a forma e melhora a qualidade de vida, começou a ganhar adeptos em todo o mundo.

  • Entre os benefícios do pilates estão prevenção de dores na coluna, tendinites e problemas de postura. As aulas são gratuitas
  • “Horta Educativa” é um projeto socioambiental bem sucedido