História : Futebol de Calhambeques no “Pinheiro Júnior”

Dois meses depois daquela primeira e comentada partida de Futebol de Calhambeques realizada no dia 10 de agosto de 1969, no campo do São Paulo Futebol Clube, entre as equipes, Calhambeque Auto Pinda e Apollo 11 (Auto Clube de Taubaté), um novo embate aconteceu, desta vez, no Estádio Pinheiro Júnior da Associação Atletica Ferroviária. O novo espetáculo, sucesso na região e divulgado pela imprensa em todos os seus segmentos, inclusive a Televisão, concentrou expressivo número de visitantes a Pindamonhangaba, ao campo da Ferroviária, no Boa Vista! A partida foi na tarde do domingo, dia 5 de outubro de 1969. A renda, qual a obtida anteriormente no campo do tricolor pindamonhangabense, foi destinada ao SOS-Serviço de Obras Sociais, que tinha à frente o coronel Antonio Teixeira Souto, ex-comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate.
Pesquisando em edições do jornal Tribuna do Norte daquele ano, na coluna “Mini-Esporte”, do saudoso jornalista e radialista Jota Marcondes, encontramos, como destaque deste segundo evento os seguintes fatos: a bola do jogo ficara maior, passou de 0,80 centímetros para 1m25 centímetros; as regras da partida foram alteradas pra melhor, assim como os veículos também haviam sido reparados e adaptados à nova peleja.
Referindo-se a um efeito danoso para o estádio, relacionado à partida de Futebol de Calhambeques, Jota comentou: “As traves das metas da Ferroviária foram para… o brejo! Das duas metas! Mas, também foi só, e, é claro, óbvio, serão trocadas!”