Gerdau é reconhecida por Excelência em Segurança e Saúde

A Gerdau, que tem usina em Pindamonhangaba, recebeu, durante a 50ª Conferência Anual da Associação Mundial do Aço (Worldsteel Association), em Dubai, o reconhecimento de Excelência em Segurança e Saúde, que considera cases de sucesso implantados no setor do aço. A empresa celebrou o sétimo troféu conquistado com o projeto “braço hidráulico na oficina de cilindros”, que contabilizou resultados positivos expressivos desde sua implantação.
O projeto foi resultante de melhorias das condições de segurança identificadas pelo Índice de Comportamento Seguro – ICS, obtido em observações mensais, nas quais são identificados e tratados riscos de acidente. Na oficina de cilindros da laminação, a manutenção era realizada com o uso de ponte rolante e os colaboradores necessitavam ficar próximos dos cilindros suspensos.
Com a implantação do braço hidráulico e de pedestais para suportar os cilindros, este trabalho pode ser realizado com maior segurança. A solução ainda trouxe benefícios para a qualidade da manutenção, com melhor controle de lubrificação e redução de quebras de rolamentos.
A metodologia ICS é composta de observações planejadas realizadas por especialistas em segurança do trabalho, que identificaram e quantificam condições de risco. Na Gerdau, o ICS é um dos principais indicadores utilizados pelos gestores para priorização de ações de melhoria em segurança.

Imagens: Divulgação