Ginastas de Pinda superam colocação de Diego Hypólito

Nos “Jogos Abertos”, meninos de Pindamonhangaba superam medalhista olímpico

Nesta semana, a equipe masculina de ginástica artística da Semelp (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) esteve em São Carlos disputando os Jogos Abertos do Interior. Um dos grandes destaques da competição foram os meninos de Pindamonhangaba que ficaram à frente do medalhista olímpico e campeão mundial, Diego Hypólito.
De acordo com a última atualização dos “Jogos Abertos”, Pindamonhangaba está na 19ª colocação nesta edição, que contou com a participação de mais de 130 cidades do estado de São Paulo. As equipes feminina e masculina de ginástica artística de Pindamonhangaba participaram da competição com dez ginastas: André Freitas, Alexandre Freitas, Wesley de Castro, Ketsury Tsubota, Rodrigo Bordão, Alowany Tsubota, Monique Ellen, Esther Prado, Maria Júlia Basílio e Maria Beatriz Barbosa. Ao todo as equipes trouxeram na bagagem, 12 medalhas, sendo elas cinco de ouro, seis de pratas e uma de bronze.
Os ginastas Alowany Tsubota e Rodrigo Bordão ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Os meninos que representaram a Princesa do Norte, em São Carlos, competiram com o campeão mundial e vice-campeão olímpico, Diego Hypólito. No salto sobre a mesa e na barra fixa, Alowany ficou em segundo lugar.
“Foi algo inesperado, quando a gente se classificou para os ‘Jogos Abertos’ na primeira divisão, o Diego Hypólito não havia competido os ‘Jogos Regionais’, então não havia uma expectativa que ele iria para os ‘Jogos Abertos’, quando ele anunciou que estaria presente na competição, na minha cabeça ele já seria o campeão, então fui só com o pensamento de fazer meu melhor, sem pretensão de ao menos beliscar o pódio. Mas após a apresentação dele, que foi antes da minha, eu pensei na hora, que se fizesse uma boa série, poderia disputar, tanto que essa foi a minha melhor nota em competição. Depois, quando vi o resultado, fiquei muito surpreso e feliz, um sentimento enorme de satisfação, acredito ter atingido o meu melhor desempenho em competições em toda a minha vida”, destaca Alowany.
O ginasta afirma ainda que a Secretaria de Esporte vem fazendo um trabalho excelente nessa gestão, não é à toa que os resultados estão vindo e que, durante os “Jogos Abertos” não mediram esforços para ajudá-lo. “Tanto o Prof. Everton, que é o secretário, quanto o Macedo, que é o diretor, e a Bruna que é a gestora da Secretaria de Esportes, foram pessoas ali que me ajudaram muito. Graças à volta do Fundo de Apoio Esportivo, hoje eu posso fazer uma faculdade e ainda ter uma ajuda de custo, o que foi fundamental pra eu conseguir me manter na ginástica artística e alcançar estes resultados. Agradeço também ao meu técnico, Marcelo Ronconi, e parabenizo à toda equipe da ginástica em especial ao Rodrigo Bordão, que foi vice-campeão na prova de solo, um menino que é novo e tem muito talento pra mostrar. Também à minha fisioterapeuta, Vitória Nogueira, que tratou das minhas lesões, senão eu com certeza não estaria tão bem pra essa competição”, agradeceu o campeão.
O diretor de Esportes, Antônio Macedo, afirma que está orgulhoso de ver dois atletas da cidade superarem um campeão mundial e medalhista olímpico. “Foram vários dias unidos com o objetivo de representar e honrar Pindamonhangaba. Agradeço e parabenizo imensamente a todas as modalidades e seus atletas pela grandiosa performance. Não faltou garra e determinação”, conclui o diretor.
Além do destaque no masculino, a equipe feminina foi campeã dos Jogos. Maria Júlia Basílio ficou em terceiro lugar na trave; Esther Prado ficou em segundo lugar no salto sobre a mesa; Monique Ellen ficou em primeiro lugar no solo, trave, individual geral e ficou em segundo lugar nas paralelas.
“A participação das equipes masculina e feminina foi excelente. Conseguimos alcançar nossas metas e tivemos resultados positivos no caso dos meninos Alowany e Rodrigo ficarem à frente do Diego Hypólito. Agradeço aos nossos atletas, à técnica Lisa Oliveira, e toda equipe da Secretaria de Esportes da Prefeitura”, comenta o técnico, Marcelo Ronconi.