Gincana promove atividades entre idosos e jovens

Parceria e lazer agitam o Lar São Vicente de Paulo nesta quinta-feira (18)

Colaborou com o
texto: Dayane Gomes

A tarde desta quinta-feira (18) terá ares de divertimento, troca cultural e disputa para alguns idosos e adolescentes de Pindamonhangaba. A quarta edição da “Gincana Intergeracional”, promovida pela parceria entre a Fundação José Carlos da Rocha e o Lar São Vicente de Paulo, preencherá o espírito competitivo dos participantes com brincadeiras e interações.
A programação do encontro entre gerações tem previsão de início às 14h30, com quebra gelo, dança do espelho e grito de guerra. Às 15 horas, será a vez de um circuito, seguido de outra atividade, em que um jovem, com os olhos vendados e conduzido por um idoso, terá que levar uma bexiga do ponto A ao ponto B, e colocá-la dentro de um cesto. A equipe que colocar 10 bexigas no cesto primeiro será a campeã.
“É um trabalho multidisciplinar. Pensamos em atividades que possam ser realizadas por jovens e também por idosos, mesmo os cadeirantes, para termos a interação, a diversão e a inclusão. Acreditamos que iniciativas com essa sejam importantes para despertar nos adolescentes um sentimento de amor e de carinho pelos mais velhos e, sobretudo, para devolvermos a alegria e o sorriso aos idosos”, disse a professora Flávia do Amaral, uma das idealizadoras da “Gincana Intergeracional”.
Inclusive, a competição contará com a supervisão de funcionários do Lar São Vicente de Paulo e renderá entrega de medalhas confeccionadas pelos próprios residentes da Terceira Idade em aulas da disciplina de arteterapia.

  • As atividades são idealizadas de modo que possam ser feitas por jovens e por idosos