Governador anuncia expansão dos testes da vacina contra dengue

O governador Geraldo Alckmin se reuniu, na segunda-feira (19),com cientistas que trabalham nos testes clínicos da vacina da dengue desenvolvidos em dez centros de pesquisa, em todas as regiões do país.
No encontro, realizado no Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, Alckmin anunciou o cronograma de início dos testes clínicos da primeira vacina brasileira contra a dengue em mais quatro estados do país.

“Hoje estamos enfrentando este grande desafio, são anos de estudo. Última fase da 1° vacina do mundo tetravalente com dose única e contra quatro tipos de vírus, com altíssimo índice de proteção. Estamos muito otimistas”, comemorou o governador.
São convidadas a participar do estudo pessoas saudáveis, que já tiveram ou não dengue em algum momento da vida e que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. Os participantes do estudo são acompanhados pela equipe médica por um período de cinco anos para verificar a eficácia da proteção oferecida pela vacina.

A vacina do Butantan, desenvolvida em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), é produzida com vírus vivos, mas geneticamente atenuados, isto é, enfraquecidos. Nesta última etapa da pesquisa, os estudos visam comprovar a eficácia da vacina.

  • Os testes da vacina brasileira serão iniciados em quatro estados do país