Governo capacita gestores em políticas de assistência social

A Gerdau, uma das principais fornecedoras de aços especiais para indústria automotiva, conquistou o Prêmio REI 2016 – Reconhecimento à Excelência e Inovação –, que destaca inciativas voltadas ao avanço da indústria automobilística brasileira, da Revista Automotive Business. A empresa foi ganhadora da categoria Insumos pelo desenvolvimento de um aço microligado para fabricação do pino bola, componente do sistema de direção.
A inovação da Gerdau que contribuiu para o reconhecimento é o uso do aço microligado em substituição ao tradicional DIN 41Cr4, utilizando mecanismos de endurecimento alternativos para garantir as propriedades mecânicas do produto. Isso possibilita a eliminação do tratamento térmico e, como consequência, a necessidade de endireitamento da peça. Com isso, o fluxo de produção da peça diminui de sete para quatro etapas, resultando em uma redução de custos de produção em torno de 25% e de tempo de fabricação de 50%.
Os centros de P&D da Gerdau no Brasil, bem como as usinas de aços especiais que produzem o aço microligado.
O Prêmio Rei, da Automotive Business, reconhece a excelência e a inovação na indústria automobilística brasileira. No total, mais de 200 cases foram avaliados, dos quais foram selecionados 65, divididos em 13 categorias.