Governo de SP lança diretrizes para calendário escolar 2020

Proposta deverá contar com colaboração de municípios; aulas terão pausas de uma semana no meio de cada semestre

O Governo de São Paulo anunciou, na sexta-feira (26), o calendário escolar para 2020. A ideia é que, a partir do próximo ano, as escolas do Estado tenham pausas no meio de cada semestre que poderão ser unificadas aos cronogramas dos 645 municípios paulistas.
A novidade será a introdução de recessos de uma semana ao fim do primeiro bimestre, no mês de abril, e do terceiro bimestre, em outubro. Assim, alunos e professores terão pausas ao término de todos os bimestres – ao fim do segundo e do quarto bimestres, as férias estão mantidas.
O próximo ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto para 22 de dezembro. O objetivo é organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, além de garantir que docentes que atuam nas redes estadual e municipais consigam conciliar os períodos de recesso escolar e férias.
Diferentemente de anos anteriores, a Secretaria de Educação optou pelo início do ano letivo em uma segunda-feira. O objetivo é facilitar a organização de famílias e equipes escolares para o retorno às aulas.
A iniciativa do Governo Estadual visa também garantir um incremento no turismo do Estado. Em dois novos períodos do ano, abril e outubro, haverá demanda para viagens em família e, no mês de julho, o período de férias será mantido mesmo com a redução de 30 pra 15 dias.
Com as interrupções estratégicas no calendário, alunos e professores ganham novo fôlego para manter o ritmo dos estudos sem comprometer o cumprimento dos 200 dias letivos previstos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

  • O próximo ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto para 22 de dezembro