Governo inaugura nova sede do 2º Distrito Policial em Moreira César

O Governo do Estado de São Paulo entregou, na segunda-feira (10), a nova sede do 2º Distrito Policial de Pindamonhangaba, com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, e o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, participaram do evento, além de autoridades federais, regionais e municipais.
O investimento do Governo do Estado foi de R$ 6.113.975 na construção da nova sede, que passa a funcionar na Avenida Manuel Teixeira de Souza, 701. A área havia sido doada pela Prefeitura de Pinda. Antes, a unidade funcionava na mesma avenida, em outro número, em prédio alugado.
O 2º DP conta com uma área de 2.244m², com 63 ambientes, salas amplas, banheiros, celas, em três pavimentos.
De acordo com informações do Governo do Estado, a arquitetura e o aproveitamento da água da chuva para reuso na unidade são diferenciais do prédio. A obra teve início em junho de 2015 e foi concluída em junho deste ano.
A população beneficiada estimada é de 162.327 habitantes. O titular da unidade é o delegado Miguel Jacob Felipe Neto.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, o prédio apresenta o que há de mais moderno em instalações e servirá de modelo para a construção de outras delegacias.
O deputado estadual Padre Afonso, representando, os deputados estaduais presentes, disse que “a segurança pública é um grande desafio, pois depende de um conjunto de ações de toda a sociedade, e da criação de mecanismos para prevenir a violência”, afirmou. “Parabenizo a Prefeitura de Pindamonhangaba pelo presente no dia da comemoração de seu aniversário.”
A deputada federal Pollyana Gama representou os deputados federais na cerimônia. “O Governo do Estado de São Paulo é um governo de coragem para fazer o necessário para resolver o problema da violência, com uma gestão séria e organizada. Essa é uma obra importante porque é boa para quem trabalha e excelente para a população”, concluiu.
O prefeito Isael Domingues agradeceu o governador pela obra e lembrou de outras ações em favor da segurança que estão sendo realizadas. “Na última semana, reativamos a atividade delegada e no final do mês entregaremos seis viaturas e oito motocicletas para reforçar o trabalho dos policiais. Também estamos nos ajustes finais para a inauguração do COI, que é a Central de Monitoramento Integrada, com as câmeras que irão colaborar nesse desafio que é a segurança pública”, adiantou.
O governador Geraldo Alckmin anunciou o reforço de policiais para a polícia civil e judiciária de todo o Estado. Ele elencou outras obras que foram e serão entregues pelo Governo do Estado para Pindamonhangaba, além de agradecer ao prefeito Isael Domingues pela reativação da Atividade Delegada. O governador ainda parabenizou Pindamonhangaba por seus 312 anos e encerrou suas palavras citando o poeta e educador pindamonhangabense, Balthazar de Godoy Moreira.
Na sequência, as autoridades realizaram o descerramento da placa inaugural e fizeram uma visita às instalações do prédio.