Grande festa celebra projetos “Construindo Música” e “Escolas Saudáveis”

Parque da Cidade sediará o encerramento dos ciclos dos projetos que beneficiaram quase uma centena de educadores e milhares de estudantes de Pindamonhangaba

Em 2019, cerca de 80 educadores e 2.500 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba foram beneficiados por ações dos projetos ‘Construindo Música’ e ‘Escolas Saudáveis’. Para comemorar, o Parque da Cidade será palco do evento de celebração dos projetos, uma iniciativa com patrocínio da Novelis, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Evoluir – Educação Transformadora.
A partir das temáticas dos projetos, que desenvolveram junto às escolas, novas práticas educacionais baseadas em educação integral e aprendizagem socioemocional, lúdica e musical, o evento levará ao público oficinas gratuitas de musicalização, educação alimentar/nutricional, além de atividades ligadas à literatura.
Na abertura do evento, o público poderá acompanhar o show com os músicos educadores do programa ‘Construindo Música’. A apresentação mostrará a todos como é possível aliar sustentabilidade, criatividade e ensino de música, a partir de instrumentos construídos com materiais reciclados, uso de objetos do cotidiano e percussão corporal.
O repertório resgata músicas e brincadeiras de roda tradicionais, conduzindo o público para uma viagem pelo mundo musical das crianças. Além disso, uma série de atividades serão realizadas relacionadas à literatura e as habilidades sobre o tema “Educação em Saúde na Escola”, com foco em “Educação Alimentar e Nutricional” e na implementação de práticas de promoção da alimentação saudável e adequada.
A primeira dinâmica será a oficina baseada nos livros ‘Raízes de Luriel’ de André Biazoti com ilustrações de Marcos Almeida e ‘Chefinho na Cozinha’ de Monica Martinez e Silvia Jeha, com ilustrações de Marcella Tamayo e Luciane Mori. Ambos os títulos fazem parte do portfólio da Editora Evoluir, e 175 unidades de cada um deles foram doados às instituições participantes do projeto Escolas Saudáveis.
No evento também será realizada a prática de meditação inspirada no livro “Meditação & Criatividade” de Mônica Guttmann, também da Editora Evoluir, que teve 1.000 unidades distribuídas aos educadores e estudantes.
Outra atividade da programação será a sessão de leituras de histórias, que promoverá dinâmicas com músicas e participação ativa do público, além da oficina de produção de instrumentos feitos com materiais reciclados, com educadores do projeto.
O evento ocorrerá no sábado (23), das 9 às 12 horas.

  • Serão apresentados os trabalhos realizados pelos educadores participantes dos projetos Escolas Saudáveis e Construindo Música - Créditos: Divulgação