Grupo artístico de Pinda se esforça para participar de festival em Manaus

Cia. O Clã da Dança foi selecionada para o “X Mova-se Festival de Dança” e busca recursos para custear viagem

Colaborou com o texto: Dayane Gomes

A estrada artística tem sabor agridoce. A doçura da expressão e do reconhecimento se mistura ao suor salgado que permeia os bastidores de uma produção. Recentemente, a Cia. O Clã da Dança, de Pindamonhangaba, conseguiu ser nomeada para a décima edição do “Mova-se Festival de Dança”. O conjunto local será o único representante do estado de São Paulo no evento desenvolvido em Manaus (AM), que é um dos mais relevantes de seu segmento no território brasileiro. Entretanto, a conquista veio com um empecilho: como pagar as despesas da equipe? Por isso, os dançarinos pindenses estão ralando para arrecadar verba e efetivar a participação.
O grupo levará o espetáculo “Morte e Vida (Ainda) Mais Severina” ao palco manauara depois de ter realizado inscrição através de um edital. Enviando currículo, descrição do projeto, fotos e link, a coreografia cênica foi aceita. “Nós concorremos com companhias muito boas e fortes. Nem estamos acreditando. A ficha não caiu”, comenta sorridente Mônica Alvarenga, líder do grupo, que esteve no mesmo evento, no ano passado, com o solo “Urrou”.
A partir daí, surgiu a necessidade de buscar apoio financeiro para cobrir os gastos com passagem, hospedagem, alimentação, entre outros. O elenco é composto apenas por mulheres. Ao lado de um homem na equipe técnica, a somatória da equipe é de seis componentes. Os membros estão vendendo rifas e doces como forma de arrecadação de dinheiro.
O empenho combina com a produção selecionada, que tem inspiração no livro “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo, adaptada a conexões com a atualidade. A composição é uma das convidadas do “22º Festil – Festival Nacional de Teatro Estudantil de Pindamonhangaba”. A apresentação no “X Mova-se Festival de Dança” acontecerá no dia 22 de setembro. Até o momento, o Cia. O Clã da Dança conta com o patrocínio da empresa Diniz&Diniz.

 

Produção de “Morte e Vida (Ainda) Mais Severina”

Beatriz Mainara – Intérprete e editora de música
Ederson Cleiton – Codiretor, cenógrafo e técnico
Isabella Oliveira – Intérprete
Júlia Diniz – Intérprete e maquiadora
Patrícia Ferreira – Intérprete
Mônica Alvarenga – Intérprete e diretora geral

  • Mônica Alvarenga já esteve em Manaus com o solo “Urrou”
  • Uma das formas de arrecadação é venda de bolo gelado
  • Evento é um dos principais da região Norte e do país
  • Equipe apresentará o espetáculo “Morte e Vida (Ainda) Mais Severina”
  • Companhia exibiu coreografia cênica em outros eventos