Grupo supera ao buscar vida mais saudável

COLABOROU COM O
TEXTO: Joyce Dias

Silsa Martins idealizou uma comunidade que, com apoio de profissionais, busca mudar estilos de vida em prol da saúde

“Mais de 16% da população de Pindamonhangaba está obesa, incluindo crianças”, revela a educadora física Silsa Martins. E atendendo a essa descoberta, ela iniciou uma missão na cidade com o objetivo de mudar essa porcentagem, buscando soluções para alcançar vidas mais saudáveis. “Nosso principal objetivo é conscientizar e colocar a população na prática de estilo de vida saudável”, explica.
Para isso, a educadora física idealizou desafios que, com apoio nutricional e de condicionamento físico, são promovidos para um grupo de pessoas que buscam baixar o porcentual de gordura de maneira saudável. “São 15 dias em que a gente reúne alimentação, atividade física e vida em comunidade”. Além de saúde e qualidade de vida, quem se destaca ganha um prêmio especial. “No final, quem mais baixar o porcentual de gordura ganha um telefone celular supermoderno”, acrescenta.
Silsa é técnica em nutrição e dietética e bacharel em educação física e decidiu começar essa campanha depois que ficou um tempo ausente de sua profissão e acabou engordando 42 quilos.
Ela chegou a ficar dependente de remédios para emagrecer e tentou diversos tipos de dietas, além de ficar um ano sem sair de casa devido ao ganho excessivo de peso. “Aconteceu que eu tive uma pancreatite e minha vesícula apodreceu e acabou prejudicando meu fígado também”, conta.
A partir desta situação, ela se determinou a ajudar pessoas a conseguirem sucesso em uma dieta de maneira eficiente e saudável, sem precisar seguir caminhos prejudiciais para a saúde. “Já baixamos mais de 100 quilos na cidade, no total das pessoas que participaram”, afirma a idealizadora do desafio.
O “Desafio Silsa” consiste em unir pessoas que tenham um mesmo propósito e por meio de orientação nutricional e condicionamento físico, conseguir resultados satisfatórios em uma dieta durante 15 dias.
Michele Santos Monteiro participou do último desafio que aconteceu no mês de agosto e ficou em segundo lugar, perdendo 4,800 quilos. Além da perda de peso, Michele ganhou uma história de superação. Há alguns anos atrás, devido a uma fratura na lombar servical, a participante perdeu o movimento da perna direita. Após uma cirurgia e um ano de muita fisioterapia, ela conseguiu voltar a andar, porém entrou em depressão e teve diversos agravos na saúde.
Com essa situação, ganhou muito peso e por meio de redes sociais conheceu Silsa. “Pedi pelo amor de Deus, me ajuda!”, conta. E após iniciar o processo e participar do desafio, Michele relata que “foi excelente; minha vida mudou e hoje não sinto mais dores e consigo dormir, o que antes não era assim”.
Para Silsa, resultados como este são sua motivação. “O que mais me motiva é a comunidade em que está se criando aqui”, acrescenta Silsa, que já eliminou 26 quilos desde quando teve a iniciativa.

  • Um dos objetivos do desafio é promover atividade em conjunto para que os participantes apoiem um aos outros
  • Participantes conseguiram resultados surpreendentes em 15 dias
  • Silsa Martins já eliminou 26 quilos
  • Um dos objetivos do desafio é promover atividade em conjunto para que os participantes apoiem um aos outros