“Guarda com Bike” recebe capacitação da Polícia Militar

Os guardas municipais que estão atuando na “Guarda com Bike” participaram, no dia 17 de março, de uma formação em policiamento de bicicleta, ministrada pela PM. A entrega dos certificados foi realizada na sexta-feira (31), no gabinete do prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, com a presença do comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior “General Júlio Salgado”, tenente-coronel PM Mauro Akira Morishita, e do comandante PM de Pindamonhangaba, capitão PM Ricardo Prolungati.
Inicialmente, a “Guarda de Bike” é formada por cinco guardas municipais, que participaram dessa formação. O instrutor foi o cabo PM Clóvis, que é formado como multiplicador em policiamento com bicicleta, e transmitiu importante conteúdo para a formação dessas equipes da Prefeitura.
De acordo com o secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana, essa formação contribui para que os guardas municipais tenham as técnicas de policiamento de bicicleta, garantindo mais segurança pessoal e para a comunidade. “Há previsão de ampliação no grupo de guardas de bicicletas na cidade e será montado um novo curso para a formação dessas novas equipes”, adiantou o secretário. Atualmente, os “Guardas com Bike” realizam a ronda no Parque da Cidade, Bosque da Princesa e nas principais praças centrais da cidade.
Segundo o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, esse novo patrulhamento vai colaborar com a segurança da cidade. “Os principais objetivos do projeto são garantir a segurança do cidadão, por meio de melhores condições de trabalho e aperfeiçoamento dos guardas que, além das bicicletas personalizadas, também ganharam uniformes e novos equipamentos de segurança”, afirmou o prefeito.
Além da capacitação dos guardas de bicicleta, a Prefeitura está ampliando a parceria com a Polícia Militar para a realização de outro evento de formação e capacitação, desta vez direcionado para todos os 106 guardas e 17 agentes de segurança municipais. Será um simpósio abrangendo diversos temas voltados à segurança e patrulhamento, previsto para ser realizado em maio.

Imagens: Divulgação
  • Prefeito ao lado do tenente-coronel Morishita, PM Clóvis e capitão Prolungati