Nossa Terra Nossa Gente : HELENA MARCONDES

HELENA MARCONDES: MENINA PINDAMONHANGABENSE, IRMÃ SALESIANA, ARTE EDUCADORA

No jardim do Instituto Santa Teresa e da Faculdade Teresa D’Ávila, instituições de ensino fundadas pelas irmãs salesianas em Lorena – SP, Irmã Heleninha sempre estava com seu cavalete, tela, pincéis, tintas e godê trazendo aos nossos olhos a beleza e a luz de sua arte: madonas, naturezas mortas, pinturas abstratas que só encontravam abrigo na alma daquela artista. Seus alunos do curso de Educação Artística, bem como a mestra, ficavam espalhados pelo jardim: uns fotografavam, alguns posavam e outros retratavam os modelos vivos em seus desenhos e quadros.
Aluna do Ensino Médio do IST, durante os intervalos, sempre ia até o jardim para conversarmos. Sua inteligência, sua alegria e, sobremaneira, suas histórias me cativavam. Filha de Pindamonhangaba (nascida aos 2 de março de 1932), descendia de ilustres famílias de sua terra natal – os Marcondes da Silva e os Moreira César -, filha do farmacêutico Benedito Marcondes Raposo e de HelenaMoreira César.
Aos 12 anos,mudou-se para Guaratinguetá para prosseguir os estudos secundários no Colégio do Carmo e, a partir de seu convívio com as irmãs, sua vocação para uma vida consagrada a Deus aflorou. Muito jovem ingressa na congregação salesiana e, inspirada no ideário de Dom Bosco em prol da educação da juventude e, também, em seu talento artístico, cursou Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Arqueologia Grega na Escola do Louvre de Paris, Arte Educação na USP, além de cursos de comunicação visual, aquarela e atelier em outros institutos de renome nacional. Aquela jovemfilha de Maria Auxiliadora,dotada de grande sensibilidade artística e estética, encontra na Arte o verdadeiro sentido de sua existência e o caminho paradespertar o sagrado no coração das crianças e dos jovens dos colégios e das obras sociais em que ela atuou como arte educadora.
Em Lorena, Irmã Heleninha viveu grande parte de sua vida e o seu incomparável talento para ensinar arte pôde ser partilhado com os alunos do curso de Educação Artística da FATEA, atualmente,Centro Universitário Teresa D’Ávila. A mentora desse curso de formação de professores de Artes, como o exímio escultor, no bloco maciço de pedra, esculpiu a sua maior obra: em cada um de seus alunos ela ajudou a desvelara alma do artista e de educador!
Ao longo de seus 87 anos, as aquarelas, os óleos sobre tela, as esculturas e as fotografias da “menina grisalha de Pindamonhangaba” estamparam as paredes de consagrados museus do Brasil e da Europa (Louvre/1979-1980), de capelas e igrejas, de salas de visitas e renomados salões de artes, revistas e livros… A arte de “Helena Marcondes” – nome artístico que ela assina suas obras -, ganhou o mundo e o coração de muitas pessoas; entre esses, o meu.
Mais de quatro décadas se passaram desde que nos conhecemos e, até hoje, aquela jovem irmã salesiana do jardim do meu colégio perfuma a minha vida. Tenho por ela a mais alta estima e consideração. Irmã Helena fez de sua vida um jardim florido! Amalgamado às suas tintas e aquarelas, ela sempre acrescentouum ingrediente mais valioso que o ouro: amor! Esse é umdomdivino concedido aos artistas e àqueles que, como ela, dispuseram a vida para Deus realizar a Sua obra de arte no mundo!
A sua terra natal a parabeniza e abraça, irmãzinha querida! Que os seus dias no jardim florido da casa de repouso das irmãs salesianas em Lorena possam nele imprimir as primaveras de sua existência e o raro perfume do seu amor.

  • “A arte de Helena Marcondes - nome artístico que ela assina suas obras -, ganhou o mundo e o coração de muitas pessoas...”