Hemonúcleo alerta para queda nas doações de sangue

Com os feriados do fim de ano e as férias em janeiro, cresce a preocupação do Hemonúcleo de Taubaté com os baixos estoques nos bancos de sangue da região. Segundo informações do Hemonúcleo, a baixa doação neste período do ano já é esperada, mas dessa vez, os estoques estão atingindo um estado crítico.
O Hemonúcleo de Taubaté é o órgão responsável pelo banco de sangue que abastece os hospitais do Vale do Paraíba. Ele é ligado à Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e atende, entre outras cidades, Pindamonhangaba.
O processo de doação é simples e seguro. Estar em boas condições de saúde é imprescindível para a doação de sangue. O candidato deve estar descansado e alimentado; evitar comida gordurosa 4 horas antes da doação; evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; evitar fumo 2 horas antes da doação; pesar no mínimo 50 quilos; e ter entre 16 e 65 anos (16 e 17 anos acompanhados de um responsável). Também é obrigatório portar documento original com foto.
O expediente do Hemonúcleo Regional de Taubaté é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. A unidade fica na rua Joaquim Távora, s/n, atrás do Hospital Escola. Informações pelo telefone (12) 3622-5410.

  • A doação pode ser feita em Taubaté, diariamente, das 8 às 13 horas