Nossa Terra Nossa Gente : HISTÓRIA EXEMPLAR: WALDOMIRO BENEDITO DE ABREU

Os 85 anos de vida de Waldomiro Benedito de Abreu (1914 – 1999) revelam a história exemplar que este filho ilustre de Pindamonhangaba registrou em sua terra natal como professor, advogado, político, espiritualista, poeta, trovador e historiador de grande envergadura.
Seus primeiros estudos deram-se no Grupo Escolar Alfredo Pujol e no antigo Ginásio Estadual João Gomes de Araújo, tendo-se diplomado professor em São Paulo, no Instituto Caetano de Campos.
Na carreira do magistério, como diretor e professor de Língua Portuguesa e Latim, atuou em escolas de Mirassol, Araçatuba, Catanduva, São Paulo, Jacareí, Nova Friburgo e, por fim, em Pindamonhangaba, cidade de seus antepassados e na qual educou os filhos ao lado da esposa Olga Trigueirinho de Abreu.
Em decorrência de um grave problema de visão foi forjado a abandonar a carreira do magistério e a buscar uma segunda formação profissional, concluindo com brilhantismo o curso de Direito do Largo São Francisco, USP. Muitas foram as causas defendidas e ganhas pelo memorável Dr. Waldomiro Benedito de Abreu, entre elas, a de ter trazido para Pindamonhangaba a Secção Regional da Ordem dos Advogados, da qual foi Presidente por duas vezes consecutivas.
Na política municipal, eleito vereador em 1956, foi Presidente da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba e, na gestão de Geraldo Alckmin, foi Secretário de Cultura.
Homem dedicado aos estudos históricos, deixou-nos a célebre obra Pindamonhangaba – Tempo e Face (1977) que se destaca pela valiosa pesquisa efetuada por mais de três décadas em cartórios e cúrias diocesanas e que documentam a história de nossa terra e de nossa gente.
Sua dedicação às letras concedeu-lhe honras que apenas seletos escritores conquistam: foi membro da Academia Pindamonhangabense de Letras, do Instituto de Estudos Valeparaibanos, do Pen Clube e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
Homem de profunda espiritualidade, muito trabalhou em prol da evangelização de crianças e jovens e do atendimento fraterno no Centro Espírita Caridade e Amor, legado que muitos conterrâneos testemunham pela admirável vocação cristã do ‘Valdo de Abreu’.

Foi aprendendo de cor
meu São João Evangelista
que consegui ver melhor
depois que perdi a vista.

Em 2014, ano do centenário de seu nascimento, o sonho do Waldomiro poeta e trovador ganha vida graças aos esforços de seu médico e amigo Dr. Lélis Nogueira: a publicação de Os Olhos e Outras Poesias, livro que reúne as 100 “trovas que seus olhos escreveram” e os poemas que o seu olhar vislumbrou “por vales e cumes e tardes latejantes” de sua terra natal!

Que mistérios florais nos insinuas
quando por teus rincões e antigas ruas,
uma rima buscamos para Pinda!
E se querendo honrar-te pobre eu venho,
o jardim não tem rosas, falta o engenho,
digo baixinho a remirar-te: és linda!

Que os poemas e trovas deste memorável filho de Pindamonhangaba possam iluminar outros olhos e outras poesias! Que a história de Waldomiro Benedito de Abreu possa ser lume para outras vidas!

  • Waldomiro Benedito de Abreu (1914 – 1999)