Registro Cultural : Homenageando Athayde Marcondes (1863-1924)

O espaço do Registro Cultural de hoje é dedicado ao ilustre José Athayde Marcondes! Historiador, escritor, poeta, professor, músico, compositor, farmacêutico, político, jornalista e um dos diretores do jornal Tribuna do Norte, 2º mais antigo órgão de imprensa do Estado de São Paulo do qual ele também foi proprietário das oficinas e responsável pela publicação.
Nascido a 11 de outubro de 1863 (nesta sexta-feira se completarão 156 anos), este incomparável pindamonhangabense filho de Taubaté, encerrou sua missão neste plano no dia 13 de setembro de 1924 e, conforme sua vontade, aqui se encontra sepultado.
Entre as diversas homenagens recebidas nesta terra que considerava filho, e era filho devotado e atuante, sua memória é também cultuada pela APL-Academia Pindamonhangabense de Letras, na qual é patrono da cadeira nº 13.
Entre os inúmeros cantos de Athayde Marcondes à “Princesa do Norte”, publicamos a seguir, para apreciação do leitor, o soneto no qual ele revela e expressa o desejo de aqui deixar como lembrança também os seus restos carnais:

Pindamonhangaba

Vejo-te sempre encantadora e altiva
Altiva, encantadora e prasenteira.
Cerca-te além cerulea Mantiqueira
Como se fosse dela uma cativa!

Ó Princesa gentil, ó hospitaleira
Terra querida, esplêndia e atrativa.
– Mimo do norte, cidade feiticeira,
Vejo-te sempre encantadora e altiva.
Foi aqui que eu, em toda plenitude,
Passei cantando a minha juventude,
Gozando dos amores e conforto…

Dá-me por isso em teu regaço amigo
O meu último leito – o meu jazigo
Recebe-me também depois de morto!

  • Diretor, redator e proprietário do jornal Tribuna do Norte, Athayde também atuou em outros periódicos locais e foi jornalista correspondente do O Estado de São Paulo e membro da Associação Brasileira de Imprensa