Registro Cultural : Homenagens, cantoria e posse na plenária da APL

Na noite de sexta-feira (1º/9), em sua sede no Palacete 10 de Julho, a APL – Academia Pindamonhangabense de Letras, sob a direção da presidente Bete Guimarães, realizou a sua plenária solene referente ao mês de agosto (adiada para 1º de setembro).

A sessão foi aberta com homenagem alusiva ao Dia do Soldado (25 de agosto), cabendo ao  comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Borba Gato, coronel Luís Brion Cardoso, a palestra que teve como tema: “A importância do Exército Brasileiro em Pindamonhagaba”.  Em seu pronunciamento, o comandante destacou as ocasiões em que o ‘braço forte’ do Exército Brasileiro, em período de paz estende a sua ’mão amiga’ em favor do povo,  prestando diferentes serviços de apoio às comunidades. Na apresentação dos slides, contou com o auxílio do cabo Passos.

Nessa plenária da APL também houve  homenagem  ao folclore brasileiro, celebrado dia 22 de agosto. Para representar a data, o saci, esse moleque brincalhão que representa a cultura de nosso povo subiu a escadaria do palacete e foi brincar com acadêmicos e convidados na apresentação da acadêmica Rute Eliana e do artista Luiz Henrique Moradei. Responsável pelo Bloco do Saci que desfila oas domingo de carnaval em São Luiz do Paraitinga, Moradei e a professora Rute fizeram a apresentação musical da noite com canções exaltando o molequinho do gorro vermelho.

  • Comandante do 2º BE Cmb foi o palestrante