Editorial : Homenagens e muita cultura no ‘Salão Online de Humor’

Compositor. Cronista. Letrista. E médico brasileiro.

Este foi Aldir Blanc Mendes – que deixou a profissão de médico para tornar-se compositor, sendo considerado um dos grandes letristas da música brasileira. Aldir nasceu no Rio de Janeiro, aos dois de setembro de 1946; e faleceu em maio de 2020.

Após sua morte, foi homenageado com a Lei Aldir Blanc de Emergência Cultual (Lei Federal nº 14.017/2020) – que tem por objetivo ajudar os trabalhadores da área e os espaços culturais que, em razão das medidas de isolamento social, foram obrigados a suspender seus trabalhos.

Pindamonhangaba atendeu – através dessa Lei – 20 Projetos Culturais e 35 Espaços e Grupos Culturais. Entre elas, o SOH – Salão Online de Humor.

A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem por finalidade prestigiar os artistas nacionais e internacionais do humor gráfico no quesito caricatura, homenageando uma personalidade.

Na edição deste ano, há a participação de 42 cartunistas oriundos de três países (Brasil, Argentina e Portugal).
Os artistas utilizam técnicas variadas, nas tradicionais pinturas em acrílica, óleo, aquarela, além de trabalhos digitais.

As exposições selecionadas podem ser vistas no site da Prefeitura e também ficarão expostas no saguão municipal do dia 13 ao dia 30 de setembro. Prestigie!