Homicídios Têm redução

A Secretaria Estadual da Segurança também voltou a comemorar queda recorde no número dos registros de assassinatos ocorridos no Estado. Nas contas da gestão Geraldo Alckmin, a redução desta vez foi de 11,74% no Estado, de 264 para 233 ocorrências. No semestre, a queda acumulada é de 18,11%. Para o governo, São Paulo atingiu a taxa de 8,19 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, abaixo portanto do nível de dez casos por cem mil habitantes, usado por especialistas em saúde para determinar quando uma doença é epidêmica em uma população.
O secretário, no entanto, não soube dizer se, no semestre ou no mês passado, a Polícia Civil reclassificou algum registro de crime como “lesão corporal” ou “morte suspeita” para homicídios, alterando as estatísticas mensais. “Se houver algum caso, será corrigido”, disse o secretário Alves.
Em março, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que delegacias de polícia vinham registrado casos de assassinatos como “morte suspeita”. Além de omitir casos de homicídios das estatísticas oficiais, criando uma redução artificial dos casos, a prática fez com que assassinatos deixassem de ser investigados pelos policiais, resultando em impunidade para autores de assassinados na cidade de São Paulo.