Horário de verão começa no domingo

Neste domingo (15), começa o horário de verão e muitos pensam que adiantar uma hora traz mudanças apenas nos ponteiros do relógio. Mas não é bem assim. Especialistas afirmam que o relógio biológico sai do ritmo que está acostumado e o corpo sente o impacto dessa privação do sono.
Pensando em maneiras de amenizar os efeitos dessa mudança, neurocientistas recomendam algumas mudanças de hábitos. As pessoas devem buscar dormir um pouco mais cedo, abrir as cortinas para deixar que a luz solar as despertem e também evitar o consumo de cafeína e estimulantes à noite, por exemplo.
Para a adaptação ao novo horário, é importante sinalizar para o cérebro sobre a mudança. Ao acordar, ligue as luzes, pois lá fora ainda estará escuro. Esse ‘recado’ também vale para a noite, isto é, avise o cérebro que o dia terminou, evitando a exposição à luz.
O horário de verão entra em vigor no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro de 2018 (será no dia 18). A mudança vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A alteração não vigora no Norte e Nordeste. A economia reflete o maior uso de iluminação natural, quando os relógios são adiantados em uma hora.
O programa foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continuadamente desde 1985. O governo chegou a cogitar o fim do horário de verão, mas optou por manter ao menos até este ano.
(Fonte: www.bonde.com.br)