Idosos desenvolvem peça de teatro para apresentar na cidade

Neste mês de junho em comemoração ao Dia do Idoso, a terceira idade do Lar São Vicente de Paulo realizará uma peça de teatro durante quatro dias em locais diferentes da cidade, abordando sobre a conscientização do direito dos idosos.
O espetáculo tem duração de aproximadamente 30 minutos e se chama ‘Couro de Boi: a esperança renasce na família’, inspirada na canção Couro de Boi’ de Teddy Vieira e Palmeira. São 15 personagens divididos em filhos, avô, esposa, neto, narrador e terapeuta.
A técnica responsável pelo projeto e direção do teatro é a psicóloga Viviane Moreira Tineu de Melo, que a partir das ideias dos próprios idosos adaptou para a peça. De acordo com o presidente do Lar São Vicente de Paulo, Antonio Moraes, é uma forma de chamar a atenção da população contra a violência ao idoso. “Nas escolas onde as peças serão apresentadas serão de público mais jovem, serve como orientação a eles”, destaca.
Para a apresentação, os participantes da entidade desenvolveram ao longo dos ensaios estímulos cognitivos como atenção, concentração, memória, assim como incentivar e trabalhar aspectos sociais e emocionais como aumento de interação social, autonomia, independência, fortalecimento dos vínculos entre os participantes, comprometimento e principalmente o protagonismo social.

15/6 – quarta-feira – Liceu Coração de Jesus (Instituto Salesiano). Às 15 horas direcionado às crianças, adolescentes e funcionários

16/6 – quinta-feira – Etec João Gomes de Araújo. Às 14 horas direcionado aos alunos e funcionários

21/6 – terça-feira – EE Ryoiti Yassuda. Às 9h40 direcionado aos alunos e funcionários

24/6 –sexta-feira – Teatro Galpão. Às 19 horas – direcionado ao público em geral – aberto

Após essas programações, o intuito e levar até outras escolas da cidade. “A violência ao idoso é um fato que está invisível aos olhos da maioria”, afirma o presidente.
Essa é a quarta vez que os residentes do lar fazem uma peça, desde 2014 a psicóloga elaborou o projeto com a colaboração da arte terapeuta da Instituição, iniciando com uma apresentação de musicoterapia com o texto “João e o Sertão”, escrito pela psicóloga.
Devido a aceitação, superação e motivação dos participantes eles apresentaram uma outra peça baseada no texto Restos de Carnaval, de Clarice Lispector. Também a pedido dos idosos realizaram “O casório caipira” e a “Encenação do Nascimento de Jesus Cristo”.
As peças já foram apresentadas no Lar São Vicente de Paulo e em outras entidades e em eventos como Conferência Municipal do Idoso. Os participantes são co-autores, pois contribuem diretamente na construção do enredo das peças, assim como na escolha de figurino e cenário, a cada apresentação demonstram superação, autoconfiança, melhorando a autoestima, sentindo-se valorizados e ativos.