IEE desenvolve projeto de Educação Integral com Esporte e Arte em Pinda

O Instituto Esporte & Educação (IEE), em parceria com a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba, vem desenvolvendo o projeto “Educação Integral com Esporte e Arte”, que faz parte da organização de um plano de ensino de abrangência municipal  adaptado para o período de pandemia, para assegurar a oferta de Educação Física e Arte de qualidade para alunos da rede municipal de ensino.
Foram desenvolvidos dois documentos de forma colaborativa, com a participação dos quase 100 profissionais do IEE que atuam no município: o “Plano de Ensino em Movimento para Arte” e o “Plano de Ensino em Movimento para Educação Física”.
Os documentos farão parte do “Plano de Ensino Colaborativo Essencial”, a ser disponibilizado para toda a comunidade escolar, com o objetivo de guiar o planejamento de todas as escolas públicas das séries iniciais do ensino fundamental da cidade durante o período de pandemia e também pós-pandemia.
“A rede de ensino fez um movimento para a construção as habilidades essenciais em todas as áreas do conhecimento e nós, do IEE, fizemos uma força-tarefa para produzir as habilidades de Arte e Educação Física, com todos os profissionais, remotamente, em encontros técnicos pedagógicos, lives, etc. Com isso, estamos ocupando um espaço importante na rede como terceiro setor no turno regular. E isso é muito inovador”, comenta Ana Moser, presidente e criadora do IEE.
O processo de criação dos documentos envolveu a participação de todos os orientadores de Arte e Educação Física que atuam no município. A ênfase foi dada ao protagonismo de cada profissional para que pudesse refletir e discutir com seus pares sobre quais conteúdos e habilidades podem ser consideradas essenciais para assegurar educação de qualidade para as crianças do município, com foco no fortalecimento da autonomia, do respeito às diferenças, da aprendizagem significativa e da inclusão, além do respeito às características de cada território da cidade.
A partir da formação de grupos de trabalho, os profissionais participaram de reuniões e assembleias virtuais, a fim de definir quais seriam as habilidades essenciais nos dois campos do conhecimento. Todo o trabalho foi assistido por uma comissão de acompanhamento, composta pela coordenação pedagógica do projeto.
Oo IEE já participa do projeto “A Escola nas Ondas da Rádio”, que leva as aulas da educação Infantil e Fundamental I a todas as crianças da cidade e sua zona rural. O IEE é o responsável pelos programas com conteúdo de Educação Física e Arte, que foi desenvolvido com a contribuição de cerca de 100 profissionais da organização.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação