Inauguração da “Rede de Núcleo” reúne autoridades e alunos no Castolira

Colaborou com o texto: Victor Gobbo
***
Na quarta-feira (15), ocorreu a inauguração do projeto “Rede de Núcleo” na Escola Municipal Julieta Reale, no bairro Castolira. A realização do programa contou com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e o patrocínio da empresa Novelis.
A “Rede de Núcleos de Esporte-Educação” surgiu a partir da ampliação da Formação Continuada para Professores, em 2017. Nos núcleos IEE (Instituto Esporte Educação), professores e estagiários desenvolvem projetos didáticos e eventos, incluindo modalidades esportivas e educativas diversificadas, com o intuito de ampliar a cultura esportiva dos alunos. “Queremos que toda criança tenha seu direito de brincar garantido e que elas se movimentem mais; a ideia é aprender brincando”, afirmou o representante do projeto, Alexandre Arena.
O Núcleo é a continuidade e fruto de uma parceria iniciada em 2013, com a Prefeitura e a Novelis e capacita professores e gestores para o ensino do esporte educacional. A inauguração contou com a presença do prefeito e autoridades que se pronunciaram sobre a iniciativa do programa. Durante o evento foi realizado um circuito de atividades e brincadeiras para as crianças da escola. Para o secretário de Educação, prof. Júlio Valle, “o Núcleo é um projeto piloto, a ideia é que a gente estenda para mais escolas em breve”.
O projeto está estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, para atender crianças e adolescentes de comunidades, com atividades regulares e contínuas. “As nossas ações de âmbito social são baseadas em três pilares: educação, cidadania e reciclagem. A Novelis acredita que juntos construímos um mundo sustentável”, afirmou a representante da empresa, Bruna Varella.
“Rede de Núcleo” é um dos programas do Instituto Esporte e Educação – IEE, criado e idealizado pela medalhista olímpica Ana Moser e atenderá cerca de 250 crianças e jovens em diferentes atividades esportivas. “A escola do Castolira, assim como foi a primeira a receber as obras de manutenção, também é a primeira a receber este projeto, que visa a implementação do projeto de escola integral, com atividades que acontecem no contraturno escolar. Nosso objetivo é estender este projeto para todas as escolas do município”, destacou o prefeito Isael Domingues.

  • O projeto visa atender crianças e adolescentes de comunidades
  • Evento de abertura aconteceu na Escola Municipal Julieta Reale