Editorial : Incentivando a excelência nos estudos

Há muito tempo ouvimos que a educação é o primeiro passo na caminhada para uma sociedade mais justa. É por meio dela que se promove e se discute a inclusão, o desenvolvimento e a ascensão pessoal, social e profissional das pessoas.

Dentro deste contexto, na quarta-feira (07), 200 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Pindamonhangaba ganharam o Prêmio Por Excelência no Estudo – realizado pela empresa Tenaris Confab.

Para concorrer ao prêmio, os alunos precisam atender a requisitos como ter média mínima 9,0 em todas as matérias, respeitarem o limite máximo de 15 faltas não justificadas por ano e apresentarem boa disciplina no ano anterior à premiação (no caso, no ano letivo de 2016).

Paralelo a este prêmio, que está em sua 11ª edição, surge a primeira edição do concurso cultural do jornal Tribuna do Norte – que em 2017 completa 135 anos de história. De forma muito singela, a iniciativa também incentiva o estudo e o debate a temas cotidianos; e, mais do que isto, estimula a participação dos pais nas atividades escolares e resgata memórias literárias sobre este veículo de comunicação tão importante para a cidade, para a região e para o País.

Quando poder público, privado e terceiro setor se unem pela educação, estimulando o bom desempenho escolar e a difusão cultural, quem ganha são os estudantes e a sociedade – que se envolve, resgata valores e torna-se mais crítica e atuante.