Editorial : Inclusão digital

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Ter um celular com internet (Wi-fi ou pacotes de operadoras) deixou de ser “luxo” para ser “necessidade”; já que muitas pessoas trabalham a partir de aparelhos celulares, tablets e notebooks, por exemplo.

Claro que nem todo mundo usa a internet apenas para trabalhar: as pessoas se divertem, fazem amizades, realizam compras, redigem trabalhos acadêmicos, pesquisam e mandam currículos, entre outras atividades.

Em Pindamonhangaba, o “Programa Cidade Inteligente e Humana” veio agregar a este novo formato de “vida conectada”, ampliando o serviço de internet gratuita nos locais públicos do município – que já tem pontos de Wi-fi nos locais: Parque da Cidade (incluindo a praça de eventos), praça Monsenhor Marcondes; praça do Cisas (em Moreira César); praça “Pastor José Ezequiel da Silva”, no Araretama (em frente à Escola Municipal Elias Bargis) e na área da feira livre (região central da cidade).

Vale lembrar que o funcionamento do sistema de internet gratuito não gera custos para a prefeitura, pois foi realizado por meio de uma parceria com a iniciativa privada. A princípio, o serviço não necessita de senha, é só se conectar e navegar a vontade!