Nossa Terra Nossa Gente : INESQUECÍVEL IRMÃ CECÍLIA!

Ao lado do altar do Lar São Judas Tadeu, o piano que pertenceu à Irma Cecília está exposto. Antes, ocupava uma sala da residência dos freis franciscanos e, sobre ele, um porta-retratos com a foto da maestrina expressando o sorriso daqueles que, na terra, espalham as bem-aventuranças do céu!

Desde que a jovem Cynira Novaes Braga chegou em Pindamonhangaba (1951), como Professora Efetiva de Canto Orfeônico do Instituto de Educação João Gomes de Araújo, nossa terra e nossa gente foram agraciadas com um tesouro humano de incalculável valor.

Além da formação musical ministrada a várias gerações, os feitos da Professora Cynira inscreveram seu nome na história de Pindamonhangaba, dentre os quais se destacam: a regência de um coral de 800 vozes, composto por seus alunos, para saudar o Imperador D. Pedro I, à chegada de seus despojos na cidade, e, no mesmo 2 de setembro de 1972, a regência do “Madrigal Franciscano” na interpretação da “Missa de Réquiem em Ré menor”, do Padre José Maurício Nunes Gracia, na Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso.

Não sei dizer como a alma da musicista foi transpassada pelo chamado à vida monástica. Só sei que no dia 8 de julho de 1964, aos 40 anos, a Professora Cynira ingressou como postulante na Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica e, em homenagem à mãe de Jesus e à santa padroeira dos músicos, adotou para si o nome de “Irmã Maria Cecília”.

Por mais de duas décadas, “Irmã Cecília” esteve como diretora da Delegação Franciscana, atuando como Professora de Música e Mestra das noviças, para as quais lecionou Moral e Constituições.
Também atuou no “Colégio das Irmãs”, criando no Externato São José o Conservatório Dramático e Musical Santa Cecília e, em 1973, a Faculdade de Música Santa Cecília – FAMUSC, com o curso de Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música.
Em face da criação do Bacharelado de Música – Habilitação em Instrumento e das Habilitações em Desenho, Artes Plásticas e Artes Cênicas do curso de Educação Artística, além da perspectiva futura de novos cursos, a denominação FAMUSC foi alterada para FASC – Faculdade Santa Cecília.

É notório que a FAMUSC/FASC é um capítulo especial na vida da Irmã Cecília, dos professores que lá atuaram e, de modo especial, dos alunos que tiveram o privilégio de uma formação de excelência sob a batuta da nossa célebre maestrina!

De modo análogo, a produção musical da Irmã Cecília – Missa em Honra a São José e Peças para piano, para canto e coral, para vozes iguais e mistas – merece ser rememorada e executada, sempre que possível, pois a divindade que delas emana traduz a extrema delicadeza com que Irmã Cecília transitava entre os acordes do céu e da terra!

Todos os que tiveram a honra de conhecer nossa maestrina, ou de usufruir de sua convivência, guardam em si um lampejo de seu amor a Deus, ao santo de Assis, à música, à educação, às obras sociais das congregadas franciscanas…

Dizem que, em seus últimos momentos de vida,Irmã Cecília (1924 – 2012), assim como Santa Cecília, cantou para Deus. Eu bem sei dessa verdade e de outra mais sublime, que me afeta profundamente: em cada ex-aluno, em cada músico e em cada profissional egresso da FAMUSC/FASC, Irmã Cecília vive!

  • Divulgação